Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Geometria e Representação I

Geometria e Representação I

Código 15200
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 4
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências Exatas
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular Geometria e Representação I, tem como objectivos:
a) O enquadramento histórico da geometria como origem e possibilidade da arquitectura;
b) O enquadramento da geometria como origem intuitiva e sistémica da estruturação do espaço mental na concepção arquitectónica;
c) O desenvolvimento das capacidades cognitivas de geometrização do espaço e geração da forma;
d) A capacidade de compreensão das operações geométricas planas e tridimensionais como sistema de mediação e representação do espaço arquitectónico.
No final do semestre os alunos deverão estar aptos a produzir representações arquitectónicas ortográficas convencionais (plantas, alçados e cortes) e axonométricas (isometria e dimetria) dominando as relações volumétricas das formas que se pretendem representar.
Conteúdos programáticos Os conteúdos desta Unidade curricular são integrados em dois semestres complementares, mas independentes. Neste sentido, as aulas Teórico-Práticas serão estruturadas de modo a introduzir os conceitos geométricos. Numa primeira fase o aluno é apresentado à geometria como um sistema inato/adquirido, intuitivo/racional. A geometria intuitiva como geometria do campo e da composição determina-se através da intuição e do prazer de compreender. Numa segunda fase será leccionada a geometria plana, como meio de pensamento do espaço quer como mensuração quer como composição e síntese lógica. Numa terceira fase iremos iniciar o sistema representativo das projecções cotadas ortogonais, interpretando as cotas em termos de topografia, perfis de terreno e linhas notáveis. A quarta fase é introduzido o sistema de projecção com referencial axonométrico ortogonal (perspectivas isométricas e dimétricas)
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação é contínua e pressupõe a participação activa nas aulas, que funcionarão em regime de aulas Teorico-Práticas e Práticas-Laboratoriais, sendo as primeiras, aulas de apresentação de conteúdos e esclarecimento de dúvidas e as segundas, aulas de prática de exercícios.
Essa avaliação é faseada em dois momentos síntese de avaliação intercalar das competências adquiridas e uma Frequência Final que sumariza a totalidade dos conteúdos programáticos. A Frequência Final é composta pela melhoria dos trabalhos e exercícios realizados nas avaliações intercalares mais os conteúdos finais do currículo.
Bibliografia principal Moholy-Nagy, László ([1928] 1947) The new vision and abstract of an artist. New York: Wittenborn, Schultz, Inc.
Klee, Paul ([1956] 1973) Notebooks: The thinking Eye. Vol.1. London: Lund Humphries.
Klee, Paul ([1970] 1973) Notebooks: The nature of Nature. Vol.2. London: Lund Humphries.
Marcolli, Attilio (1970) Teoria de Campo: corso di educazione alla vision. Sansoni
Itten, Johannes ([1963] 1975) Design and Form: the Basic course at the Bauhaus and later. New York, Toronto, Cincinnati: Van Nostrand Reinhold Company.
Adaskina, Natalia (1992) "The Place of Vkhutemas in the Russian Avant-Garde", in The Great Utopia: The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915-1932. New York: Solomon R. Guggenheim Museum, pp 282-293.
Rotelli (2017) Geometria Descritiva Aplicada à Arquitectura I. Editora e Distribuidora Educacional S.A.
Sequeira, Luiz G. Borges de (1940) Geometria Descritiva. Livro I. Lisboa: Scientia Editora.
Almeida (2020) Geometria Descritiva. Rio de Janeiro: G. Ermakoff, casa editorial.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.