Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Construção IV

Construção IV

Código 15211
Ano 4
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Construção
Objectivos de Aprendizagem GERAIS: A UC tem por propósito de aprofundar o estudo e a compreensão das implicações mútuas e recíprocas entre a forma arquitetónica e os sistemas construtivos. Este propósito é decomponível em três objetivos: Consciencializar para a noção de arquitetura enquanto facto essencialmente estrutural e construído; Consciencializar para a noção de que a construção da arquitetura se processa pela coordenação e harmonização de diversos subsistemas, muitas vezes não coerentes e até antagónicos entre si; Consciencializar para um desenho informado por uma atitude crítica e ética em relação à sociedade e ao ambiente. ESPECÍFICOS: Aprofundar a compreensão da razão de ser construtiva das formas arquitetónicas; Aprofundar a compreensão dos sistemas construtivos; Aprofundar a compreensão dos sistemas de desenho de pormenorização; Capacitar para um desenho arquitetónico integralmente informado por uma consciência da viabilidade estrutural e construtiva das formas propostas.
Conteúdos programáticos CP1 Apresentação da UC: âmbito, objetivos, métodos, processos e modos de representação. Bibliografia proposta.
CP2 Arquitetura como sistema e como sistema de sistemas. Sistema construtivo, estrato construtivo e nó construtivo. Invólucro.
CP3 A atividade de conceção construtiva como sistema. Processo de iteração e de incremento. O uso de precedentes: projetos de referência, informação técnica, informação comercial. Traçado de diagramas estratigráficos. Bosquejo gráfico: modalidades idóneas.
CP4 Modos de representação adequados. Corte construtivo e pormenor construtivo. Perspectiva construtiva e maquete construtiva. Simulação digital.
CP5 Aprofundamento e integração da noção de sistema construtivo. Os sistemas em presença na construção contemporânea. Fatores genéricos a ter em conta na sua seleção, montagem e integração.
CP6 Aprofundamento e integração da noção de sistema estrutural. Relação entre a forma, o vão a vencer e o material a utilizar.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Pelo próprio carácter da UC, a avaliação será contínua e permanente. Nas aulas PL será produzido um exercício em que, para lá da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos, se encorajará nos/as estudantes uma atividade de permanente investigação e descoberta. Serão cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos.
Bibliografia principal ALLEN, Ed. et al. Architectural detailing: function, constructibility, aesthetics. New York: John Wiley, 2007. BEINHAUER, P. Atlas de detalles constructivos. Barcelona: G.G., 2007.
BEHLING, S. et al. Sol Power: la evolución de la arquitectura sostenible. Barcelona: G.G., 2002. CHING, F. et al. Building construction illustrated. New York: John Wiley, 2001.
CHITTICH, C. In detail: semi-detached and terraced houses. Basel: Birkhäuser Edition Detail, 2006.
DELGADO, J. P. et al (org.). Invólucros domésticos: um levantamento de casos para a construção de edifícios de habitação: Europa e EUA, 1990-2010: Lisboa: Universidade Lusíada Editora, 2013.
DEPLAZES, A. Constructing architecture. Basel: Birkhäuser Verlag, 2009.
FRAMPTON, K. Studies in tectonic culture. Cambridge, Massachutts: The MIT Press, 1995. GONZÁLEZ, J. L. Claves del construir arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
MCLEOD, V. Detail in contemporary residential architecture. London: Laurence King publishing, 2007.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.