Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Desenho I/1

Desenho I/1

Código 15223
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(30H)/TP(90H)
Área Científica Ciências da Representação
Objectivos de Aprendizagem A Disciplina de Desenho I/1 pretende desenvolver a capacidade de observação e a habilidade (conhecimento) do acto de desenho como representação, bem como, potenciar e desenvolver a sensibilidade e imaginário dos discentes para os valores plásticos, icono-plásticos e icónicos do desenho. O desenvolvimento da capacidade de observação implica a simultaneidade do conhecimento dos sistemas perceptivos responsáveis, bem como dos sistemas de formalização do desenho como meios privilegiados de conhecimento e entendimento. Importa reconhecer o desenho como expressão gráfica de uma intencionalidade que deve procurar a sua matriz na assimilação e acomodação do conhecimento. Conhecimento que desse modo será transformado num saber individual e subjectivo de carácter tácito quer sobre o património do Desenho e da Arquitectura, quer sobre os meios de expressão. O desenho aprende-se desenhando, mas sobretudo refletindo sobre a sua prática.
Conteúdos programáticos Os conteúdos programáticos específicos serão inseridos nos exercícios e tratados de forma holística e não analítica, no entanto existe uma linha intencional que devemos clarificar. Todo o desenvolvimento do entendimento (entenda-se sensibilização) tem um percurso que geralmente se inicia numa mancha, mancha que é o primeiro elemento de uma organização preceptiva no ser humano. Toda a perceção é um processo ativo que organiza os estímulos sensoriais em um todo coerente. As características neuroperceptivas visuais e somáticas – os limites do real; a percepção visual; o sistema somatosensorial e a perceção do corpo; a acção na construção do espaço e a sua representação – transportam-nos para a ideia de que o organismo (corpo e mente) é uma entidade intencional.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Desenvolvimento de um conjunto de exercícios práticos, elaborados e acompanhados na aula. Será dado suporte teórico, de acordo com o exercício em curso. Lançamento de exercícios através de um enunciado específico, com descrição doo objetivos, dos materiais a utilizar, do formato a apresentar, do tempo de duração e percentagem de classificação. Os exercícios serão adequados aos objetivos da disciplina, e constam de 3 exercícios principais (durando cada um 4 semanas), podendo haver, sempre que necessário, exercícios paralelos, que permitam um melhor entendimento dos objetivos. Os trabalhos serão apresentados e discutidos no espaço da aula. Cada exercício será apresentado num portfolio de formato A3.
Bibliografia principal ARCHER L B (1997) 'Drawing as a Tool for Designers', Proceedings of the Future of Drawing in Design conference (Ed. Moscovitch T), Huddersfield Univ., UK, pp. 39-42 ARNHEIM, Rudolf (1998) Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. Col. Arte, Arquitectura, Urbanismo. S. Paulo: Livraria Pioneira Editora. ISBN- 9788522101481 GOMBRICH E H (1962) Art and Illusion, Phaidon Press, London. GREGORY R L (1970) The Intelligent Eye, McGraw-Hill, New York, USA. HILL, E (1966) The Language of Drawing, Prentice-Hall, London. SEQUEIRA, João & PAIVA, Luísa (2022) Desenho em Arquitectura. Lisboa: Art is Underground Publishing. ISBN: 9789895347407 VERSTIJNEN I M (1997) Sketches of Creative Discovery, Doctoral thesis, Technical University of Delft, Netherlands. PURCELL A T & GERO J S (1998) 'Drawings and the design process', Design Studies, Vol 19, No 4, pp.389-430. WONG, Wucius (2010) Princípios de Forma e Desenho. S. Paulo: Martins Fontes. ISBN- 9788578272586
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.