Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Projeto II/2

Projeto II/2

Código 15228
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária TP(150H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem A UC de Projeto II/2 tem como objetivos fundamentais a aproximação às problemáticas gerais da Arquitetura e o aprofundamento do método de projeto, através da construção e consolidação de metodologias individuais de trabalho, da compreensão da ideia/conceito como base essencial do projeto de Arquitetura e do desenvolvimento das práticas de representação. A compreensão da Arquitetura será fomentada com base na experimentação. Se, por um lado, se considera fundamental o fornecimento de ferramentas para o enriquecimento da cultura arquitetónica dos alunos, incentivar-se-á, simultaneamente, a recusa de ideias preconcebidas, visando o desenvolvimento de arquiteturas individuais. Propõe-se o projeto como momento de síntese, integrador de diversos fatores : contexto, ideia, espaço, forma, função, escala e linguagem, baseado no desenvolvimento de ideias/conceitos através do desenho, como instrumento privilegiado, no âmbito do ato criativo do projetar.
Conteúdos programáticos O 2º semestre mantém a continuidade do tema do 2º ano de Projeto II, o habitar. Tema agora realizado através do entendimento das suas tipologias essenciais de caráter comunitário, o habitar do pequeno equipamento coletivo. A CASA COMUM /Comunitária, será desenvolvida, no mesmo terreno de intervenção do 1º semestre, área que se propõe explorar como lugar a habitar em diferentes níveis.
A partir do tema das tipologias de habitar comunitárias, a CASA COMUM/ Pública será entendida de forma especulativa, valorizando os seus aspetos essenciais e questionando os espaços públicos e privados que estão na base da sua constituição.
O tema do 2º semestre centra-se, assim, nas tipologias de habitar comunitária enquanto equipamentos de pouca complexidade. Complementarmente à CASA COMUM investigada como recetáculo de espaços e funções de coletividade essencialmente de uso público, a ideia de “lugar” incidirá também em algum dos seus aspetos urbanos particulares como o largo e o bairro.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas Teórico-Práticas em regime de atelier, incidindo no desenvolvimento de exercícios práticos e na exposição das propostas individuais, acompanhadas de crítica. Processo de trabalho centrado no desenho e na exploração tridimensional do espaço. Sistematização de referências relacionadas com os exercícios, bem como de temáticas ligadas ao universo da arquitetura.
Aulas apresentação (intermédia e final) dos trabalhos, podendo incluir convidados externos à disciplina. Autoavaliação no final do semestre.
Visitas de estudo aos lugares de intervenção de projeto.
Avaliação contínua (75% assiduidade mínima), compreendendo todos os aspetos da participação do aluno, individualmente ou em grupo.
Não há lugar a exame (normal e recurso). Pode ser realizada a melhoria de um exercício, nos casos em que tenham sido cumpridos os seguintes parâmetros: i) terem sido entregues todos os exercícios do semestre; ii) ter sido obtida uma nota mínima de 8 (média da totalidade dos exercícios).
Bibliografia principal Baeza, Alberto Campo, Principia Architectonica, Ed. Caleidoscópio, Casal de Cambra, 2013.
Frampton, Kenneth; Introdução ao Estudo da Cultura Tectónica, seleção de textos e introdução de Paulo Martins Barata, Edição da Ordem dos Arquitetos, Cadernos de Arquitetura, Lisboa, 1995.
Meiss, Pierre Von, Elements of Architecture – From Form to Place, E & FN Spon Ed., London, 1990.
Norberg-schulz, Christian, “A Paisagem e a Obra do Homem”, in Revista Arquitectura, nº102, p.52.
Norberg-schulz, Christian, Existencia, Espacio y Arquitectura, Ed. Blume, Barcelona, 1975.
Pallasmaa, Juhani, La Imagen Corpórea: imaginación e imaginario en la arquitectura, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2000.
Scruton, Roger, Estética de Arquitectura, Ed. 70, Lisboa, 1979.
Thiis-Evensen, Thomas, Archetypes in Architecture, Oxford University Press, Oxford, 1994.
Montaner, Josep Maria, A Modernidade Superada – Arquitectura, Arte e Pensamento do Séc.XX, Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 2001.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.