Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Projeto IV/2

Projeto IV/2

Código 15232
Ano 4
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(30H)/TP(150H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem Estabelecer uma metodologia própria e um processo individual que se adapte de uma forma natural a cada estudante. Estabelecer diferenças, permitindo uma constante heterogeneidade que conflua para uma homogeneidade ao nível da participação e do desenvolvimento de cada trabalho.
Promover o espírito de pesquisa, de participação e de confronto de ideias ao nível teórico e prático (projecto).
Promover o debate teórico sobre os principais movimentos e correntes arquitectónicas, tentando posicionar os alunos perante os dogmas, os paradigmas e as vicissitudes das épocas, das sociedades e dos respectivos contextos. Analisar, debater e confrontar as várias posições perante a arquitectura.
Predispor o estudante para situações distintas e complexas, promovendo uma abordagem espontânea e o seu potencial criativo, incentivando-o para uma proposta equilibrada tendo em conta a legislação e os aspectos técnicos dos exercícios propostos.
Alertar o estudante para os problemas ecológicos e construtivos.
Conteúdos programáticos As várias escalas de representação como implicação de novas relações de carácter topológico, tipológico e tectónico; o detalhe como fundamento de resposta às premissas através da conjugação de todas as especialidades.
Reflexão a partir da macro escala; as potencialidades do espaço público como energia de um ambiente agradável, dinâmico e criativo.
Conceitos teóricos e práticos sobre as diversas fases e momentos do desenho arquitectónico. A metodologia e a criação de um processo projectual válido para responder às exigências dos programas e das soluções técnicas propostas.
A posição adoptada perante a sustentabilidade, a ecologia e as energias não deve ser uma posição dogmática, nem radical; deve assentar em princípios de equilíbrio, tendo em conta as características do lugar, do cliente, do programa e da construção pretendida.
Meios e métodos de análise, leitura e representação dos espaços, sejam eles arquitectónicos ou técnicos. Noções de programa, infra-estruturas, escala, utente.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas práticas são constantemente acompanhadas pelo docente, com acompanhamento directo aos alunos e respectivo trabalho.
Promover o debate e a crítica a partir da exposição oral por parte de cada aluno no final dos exercícios práticos. Abordar a exposição oral como uma forma de apresentação sistematizada de uma ideia, de um conceito, de uma vontade de projectar e de construir.
O método expositivo será adoptado para as aulas teóricas, apresentando-se temas variados recorrendo a diversos suportes: diapositivos, filmes, documentários de projectos, obras e autores.
São leccionadas aulas teóricas para explicitar de forma clara o programa e os objectivos das várias fases do exercício.
Valorizar a descoberta, a investigação e a análise individual nas diversas vertentes relacionadas com a teoria e prática arquitectónica.
Promover a curiosidade por certos temas, incentivar a leitura em geral, por revistas e publicações de arquitectura em particular.
Bibliografia principal AAVV – A Green Vitruvius, Princípios e Práticas de Projecto para uma Arquitectura Sustentável. Lisboa: Ordem dos Arquitectos, 2001.
BIRKELAND, Janis – Design for Sustainability, a sourcebook of integrated eco-logical solutions. London: Earthscan, 2007. BRANCO, J. Paz – Manual do pedreiro. 1ª ed. Queluz: Escola Profissional Gustave Eiffel, 1993.
BROWN, G. Z.; DeKay, Mark – Sol, Vento & Luz, Estratégias para o Projeto de Arquitectura. 2ª Edição. Bookman: São Paulo, 2004.
CHING, Francis D. K. – Dicionário visual de arquitectura. 2ª ed. Lisboa. Ed. Martins Fontes, 1998.
CLÉMENT, Gilles – Gilles Clément une école buissonnière. Paris: Éditions Hazan. 1997.
GONZÁLEZ, F. Javier Neila – Arquitectura Bioclimática en un entorno sostenible. Madrid: Editorial Munilla-Lería, 2004. (Col. Arquitectura y Tecnología; 4).
LENGEN, Johan van – Manual do arquitecto descalço. Porto Alegre: Livraria do Arquitecto, 2004.
MASCARENHAS, Jorge – Sistemas de construção, Vol. II, III e IV. Lisboa: Livros Horizonte,
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.