Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Fundamentos de Mecânica para Egi

Fundamentos de Mecânica para Egi

Código 15352
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Objectivos de Aprendizagem O principal objetivo desta UC é o estudo da estática e da mecânica dos sólidos. Nomeadamente, usam-se diferentes metodologias para aprender a determinar os esforços de equilíbrio em componentes estruturais devido a solicitações estáticas e para compreender os mecanismos de deformação desses componentes quando sujeitos a esforços de tração, flexão, torção, e esforço transverso atuando individual ou conjuntamente, de modo a adquirir a capacidade de proceder ao seu dimensionamento, e ainda a analisar e resolver problemas híper-estáticos.
Conteúdos programáticos Estática do corpo rígido; Sistemas de forças equivalentes; Equilíbrio de corpos rígidos; Análise de estruturas; Forças distribuídas; Momentos de inércia; Conceito de tensão; Tensão e deformação em carregamento axial; Torção; Flexão; Esforço transverso em barras de parede finas; Tensões principais e critérios de cedência; Circulo de Mohr; Deformação de vigas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O método adotado de ensino combina a exposição teórica, numa 1ª fase, com a resolução de casos práticos, numa 2ª fase, cobrindo o enquadramento das temáticas, os conceitos e a teoria, as hipóteses simplificadoras e as técnicas inerentes a cada uma das matérias a lecionar. De modo a acentuar as implicações práticas das matérias expostas, serão realizadas em todos capítulos exercícios práticos.
A frequência às aulas tem por objetivo facilitar a apreensão e compreensão dos conceitos, técnicas e métodos de análise, e à interpretação dos métodos associados às principais abordagens da estática e da mecânica dos sólidos.
Os elementos de suporte à lecionação das aulas e à resolução dos exercícios pelos alunos serão disponibilizados na área da unidade curricular na plataforma Moodle.
Bibliografia principal Mecânica Vectorial para Engenheiros, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston Jr. E Elliot R Eisenberg, McGraw-Hill, 2006. Resistência dos Materias, Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston Jr. E John T. deWolf, McGraw-Hill, 2006. Projeto de Engenharia Mecânica – Joseph E. Shigley, Charles R. Mischke, Richard G. Budynas, Bookman, 7ª Edição.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-02-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.