Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Estatística Aplicada à Gestão

Estatística Aplicada à Gestão

Código 15360
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se desenvolver no aluno uma compreensão intuitiva da estatística e do raciocínio estatístico, que lhe permita, perante um problema desconhecido, saber qual ou quais os métodos estatísticos e as ferramentas a aplicar. Pretende-se também que o aluno adquira prática na análise de dados com utilização de programas estatísticos, nomeadamente o SPSS. O estudante deverá ficar capacitado para estruturar uma base de dados para análise estatística; usar métodos e técnicas de estatística descritiva para caracterizar o conjunto de dados; perceber e aplicar os principais testes não paramétricos; especificar, estimar e interpretar o modelo de regressão linear simples e de regressão linear múltipla; especificar, estimar e interpretar o modelo de análise de variância com um ou mais fatores. De um modo geral, o aluno deverá ser capaz de participar na realização de estudos estatísticos que envolvam tratamento estatísticos dos dados e interpretação dos resultados.
Conteúdos programáticos 1) Testes de hipóteses não paramétricos a) Testes para uma única amostra: Teste de aleatoriedade de sequências (teste dos runs); Teste Binomial; Teste de ajustamento de Kolmogorov-Smirnov b) Testes para uma amostra ou duas amostras emparelhadas: Teste dos sinais; Teste de Wilcoxon (Signed Ranks) c) Testes para duas amostras independentes: Teste U de Mann-Whitney; Teste de Kolmogorov d) Testes para dados nominais: Teste do Qui-quadrado; Teste exato de Fisher 2) Análise da Variância a) Anova com um factor b) Anova com dois factores sem repetição c) Anova com dois factores com repetição 3) Regressão e Correlação Simples a) Introdução ao conceito de regressão e covariância b) Método dos mínimos quadrados c) Regressão linear d) Coeficiente de correlação, variância residual e coeficiente de determinação e) Ajustamentos a modelos não lineares 4) Regressão e Correlação Múltipla a) Modelo linear b) Modelos não lineares
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação CEA => 10, o/a estudante é aprovado/a;
7 <= CEA < 10, o/a estudante é admitido a Exame;
CEA < 7 o/a estudante não é admitido/a a Exame; Reprovado/a.
Bibliografia principal Gonçalves, E., Nogueira, E. e Rosa, A.C. (2016). {\it{Probabilidades e Estatística para Ciências e Tecnologia. Conceitos e exercícios resolvidos}}. Almedina. Cota: M-7.0-00028 Hall, A., Neves, C. e Pereira, A. (2011). Grande Maratona de Estatística no SPSS. Escolar Editora. Cota: EG-4.2-00500 Montgomery, D. e Runger, G. (2011). Applied statistics and probability for engineers, 5ª Edição, John Wiley \& Sons. Cota: MD-14-00531 Ross, S. (2009). Introduction to probability and statistics for engineers and scientists. Amsterdam Elsevier. Cota: F-1.8-01370 (CD)
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.