Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Microeconomia

Microeconomia

Código 15368
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia e Gestão
Tipo de ensino Ensino Presencial.
Estágios Não tem.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade curricular (UC) tem como objetivo principal fornecer aos estudantes bases da teoria microeconómica bem como capacitá-los de poder crítico e de argumentação sobre questões de foro microeconómico. No final da UC, os alunos deverão estar capacitados a: - Compreender como os consumidores individualmente procedem às suas decisões de consumo. - Analisar como as empresas tomam decisões sobre a produção. - Analisar os custos de produção. - Resolver problemas concretos de produção e consumo - Perceber como é que os agentes económicos interagem no mercado, consoante a estrutura em que operam. - Compreender o funcionamento da oferta e da procura e a formação do equilíbrio de mercado. - Compreender e distinguir as diferentes estruturas de mercado. -Analisar as perdas sociais do monopólio comparativamente a concorrência perfeita. -Conseguir proceder a um discurso microeconómico coerente, e conseguir aplicar a teoria a casos concretos da realidade.
Conteúdos programáticos 1. A teoria do consumidor: 1.1 Restrição orçamental 1.2 Preferências dos consumidores 1.3 Utilidade 1.4 A escolha do consumidor 1.5 Efeitos da variação de preços 1.6 Efeito da variação de rendimento 2. A teoria da produção e custos: 2.1 Tecnologia e teoria da produção 2.2 Custos de Produção 3. Estruturas de mercados: 3.1 Procura e Oferta de Mercado 3.2 Excedente do consumidor e do produtor 3.3 Elasticidades 3.4 Concorrência perfeita 3.5 Concorrência imperfeita: monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas serão teórico-práticas. No início de cada tópico dos conteúdos programáticos é feita uma abordagem teórica dos conceitos assim como exemplificação real do problema seguida de formalização matemática. Posteriormente, procede-se à realização de exercícios práticos de forma a aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos. Durante as aulas é também fomentada a aplicação dos conceitos à realidade, recorrendo essencialmente a problemas económicos da atualidade. Assim, a avaliação é composta por dois testes que visam avaliar os conhecimentos dos alunos.
Bibliografia principal Frank, R.H. (1997): Microeconomia e Comportamento, Lisboa, McGraw-Hill Mankiw, N. (2001) Princípios de Economia, Campus, trad da 2ª ed Americana. Pindick, R., Rubinfeld, D. (2002), Microeconomia, Pearson Education, Quinta Edição Samuelson, P. e Northaus, W.D. (2005): Economia, Lisboa, McGraw-Hill
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.