Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Introdução ao Projeto Industrial

Introdução ao Projeto Industrial

Código 15369
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Objectivos de Aprendizagem A UC de Introdução ao Projecto Industrial tem como objectivo a iniciação à actividade de engenheiro de projecto industrial. Nesta UC ir-se-á, mais concretamente, fazer uma introdução às metodologias de projecto, com a realização de um trabalho que envolve o desenvolvimento de práticas de projecto aplicado a um produto industrial em concreto, simulando situações possíveis na prática industrial. Deste modo, visa-se desenvolver a capacidade de integrar as competências adquiridas e colocá-las ao serviço da criação de um projecto industrial. O âmbito do problema abarca a organização do processo produtivo, a sua implementação tecnológica e informática, a arquitectura dos sistemas de planeamento e controlo da produção, incluindo bases de dados e algoritmos, bem como o pormenor da instalação industrial. O trabalho servirá de montra das competências adquiridas pelo estudante ao longo do 1º ciclo em EGI e da sua apetência para a sua conciliação harmoniosa e frutífera.
Conteúdos programáticos Descrição do produto; Especificações técnicas e árvore do produto; Análise do processo produtivo; Equipamentos industriais; Análise do fluxo de material; Layout e estudo de implantação; Parâmetros de qualidade e ficha técnica do produto e processo; Modelo de negócios e carteira de encomendas; Modelo de controlo de stocks; Estrutura da base de dados; Modelo de controlo da produção; Estimativa de custos; Modelo integrado de produção e planeamento industrial.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Nas aulas teórico práticas os conhecimentos são transmitidos através do desenvolvimento de um projecto
incentivando-se os alunos a participarem activamente. Os diferentes temas são apresentados acompanhados e apresentados pelos alunos com recursos a meios audovisuais. A avaliação é contínua e efectuada através da apresentação final do projecto.
Bibliografia principal Zandin, K. B. (2001). Maynard's Industrial Engineering Handbook. McGraw-Hill Standard Handbooks.
• Artigos científicos diversos
• Normas técnicas
• Manuais especializados em temas especializados da Engenharia Industrial e, ou, da Gestão Industrial
Língua Português
Data da última atualização: 2024-04-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.