Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Gestão das Operações II

Gestão das Operações II

Código 15416
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Evidenciar a importância do planeamento estratégico, tático e operacional para a eficiência da produção. Compreender o conceito de planeamento agregado e resolver problemas sobre o assunto.
Ser capaz de resolver situações problemáticas associadas a sistemas de procura independente e dependente. Compreender e resolver problemas de sequenciamento da produção.
Conteúdos programáticos
Filosofia Lean
Industria 4.0
Planeamento agregado,
Sistema de stock com procura independente e dependente
MRP JIT Lean.
Planeamento e controlo das operações.
Sequenciamento de operações
Regra e técnicas de prioridades
Produção sincronizada.
Estrangulamento não estrangulamento e recursos de capacidade restrita.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia posta em prática é a do ensino centrado no aluno. Esta unidade curricular tem a duração de um semestre lectivo, envolvendo 54 horas de contacto com o docente, 100 horas de trabalho autónomo, 6 horas para avaliação (total: 160 horas). A aprovação a esta unidade curricular confere ao aluno 6 ECTS. As aulas estão organizadas em componente teórica (30 horas) e teórico-prática (30 horas), que inclui a exposição dos conteúdos programáticos, envolvendo também a resolução de exercícios práticos e o desenvolvimento de um trabalho. A avaliação é realizada através duas provas escritas (50%), um trabalho prático em grupo (40%) e exercícios práticos individuais a desenvolver nas aulas (10%).
Bibliografia principal Chase, R.B., Aquilano, N.J. and Jacobs, F.R. (2004) Operations Management for Competitive Advantage, 10th Edition. McGraw-Hill, USA.
Chase, R.B. and Aquilano, N.J. (1997) Gestão da Produção e das Operações: Perspectiva do Ciclo de Vida. Monitor, Lisboa.
Roldão, V.S. and Ribeiro, J.S. (2004) Organização da Produção e das Operações. Monitor, Lisboa.
Russell, R.S. and Taylor, B.W. (2011) Operations Management: Creating Value Along the Supply Chain, 7th Edition. John Wiley & Sons, Inc., USA.
Stevenson, W.J. (2012) Operations Management, 11th Edition. McGraw-Hill/Irwin, USA.
Artigos científicos diversos
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.