Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Matemática e Aplicações
  4. Geometria Diferencial

Geometria Diferencial

Código 15619
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 8
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se que o estudante saiba:
1. Parametrizar curvas regulares no plano e no espaço e determinar a sua curvatura e torsão;
2. Classificar curvas através da sua curvatura e torsão;
3. Reconhecer e parametrizar superfícies regulares no espaço e determinar a sua curvatura usando coordenadas locais;
4. Determinar as equações das geodésicas de uma superfícies regular;
5. Classificar subclasses especiais de superfícies;
6. Compreender os conceitos de variação normal de uma superfície parametrizada e função área associada, reconhecendo as superfícies mínimas como pontos críticos desta função.
Conteúdos programáticos 1. Curvas regulares e curvas parametrizadas. Curvas planas e curvas espaciais parametrizadas por comprimento de arco. Curvatura e torsão. Curvas regulares. Teorema fundamental das curvas.
2. Superfícies regulares. Superfícies parametrizadas e superfícies regulares. Primeira e segunda forma fundamental. Superfícies orientáveis. Aplicação de Gauss. Isometrias e aplicações conformes. Teoremas de Gauss e Teorema de Bonnet.
3. Superfícies mínimas e superfícies regradas. Superfícies regradas e superfícies desenvolvíveis. Superfícies que minimizam área. Exemplos de superfícies mínimas. Sublasses especiais de superfícies: superfícies mínimas e superfícies com Curvatura de Gauss constante negativa.



Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas serão teórico-práticas ao longo de todo o curso. Os conceitos são expostos pelo docente de forma rigorosa e detalhada. A manipulação exaustiva, em exercícios, de todas as técnicas e ferramentas associadas aos conceitos introduzidos será fortemente motivada pelo docente. O aluno deverá resolver autonomamente as listas de exercícios propostos. O uso do software Mathematica será incentivado.

A avaliação contínua corresponderá à média aritmética entre dois testes a realizar durante o semestre.
Bibliografia principal 1. Elementary Differential Geometry, Andrew Pressley, Second Edition, Springer, 2012;
2. Geometria Diferencial de Curvas e Superfícies, Manfredo do Carmo, Sociedade Brasileira de matemática, 6º edição, 2014;
3. Modern Differential Geometry of Curves and Surfaces with Mathematica 3rd Edition, Alfred Gray, Elsa Abbena and Simon Salamon, Studies in Advanced Mathematics, 2006.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.