Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Matemática e Aplicações
  4. Processos Estocásticos

Processos Estocásticos

Código 15627
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Matemática
Objectivos de Aprendizagem Formalizar a teoria dos Processos Estocásticos, com destaque para as principais classes de processos estocásticos.
Aplicar a teoria dos Processos Estocásticos na modelação e resolução de problemas relativos a fenómenos aleatórios que evoluem no tempo e que surgem nas várias áreas do conhecimento.
Conteúdos programáticos 1. Primeiros conceitos em processos estocásticos: lei de probabilidade de um processo estocástico; processos estocásticos estacionários em sentido estrito e em sentido lato; processos de incrementos independentes, de processos gaussianos e processos de contagem.
2. Processos de Poisson: axiomática; homogeneidade; processos compostos; propriedades das sucessões dos tempos entre chegadas e dos tempos de espera.
3. Cadeias de Markov: tempo discreto e tempo contínuo; probabilidades de transição; equações de Chapman-Kolmogorov; classificação dos estados; resultados assintóticos; processos de nascimento e morte.
4. Filas de espera: taxas médias de chegada e de serviço; intensidade de tráfego; números médios de clientes e tempos médios de espera em modelos com chegadas Poissonianas.
5. Processos lineares: autorregressivos; médias móveis; caraterizações e ligações temporais.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Apresentação e dedução de resultados teóricos, modelação e resolução de problemas com aplicação dos resultados teóricos.

Verificação das aprendizagens será feita através de dois testes de avaliação escritos. Os dois testes têm igual peso.
Bibliografia principal Karlin, S., Taylor, H.M. (1975) A First Course in Stochastic Processes, Academic Press.
Resnick, S. (1992) Adventures in Stochastic Processes, Birkhäuser, Boston.
Ross, S.M. (1995) Stochastic Processes, John Wiley & Sons, New York.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-03-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.