Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Análise de Dados em Marketing

Análise de Dados em Marketing

Código 5781
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Evidenciar a estatística como um importante instrumento para a análise e tomada de decisão na área de Marketing. Introduzir um conjunto de conceitos, medidas e técnicas estatísticas de análise de dados (regressão e correlação simples para relacionar variáveis quantitativas e de previsão) indispensáveis para o exercício da profissão. Introduzir um conjunto de conceitos e técnicas básicas de inferência estatística e avaliar a relevância de cada uma delas na utilização em problemas reais de marketing. Introduzir o Excel e o SPSS como instrumentos de análise estatística na área do Marketing.
No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de: Caracterizar e distinguir os conceitos de estatística descritiva e estatística inferencial; Identificar os elementos dos problemas de estatística descritiva e inferencial; Classificar e agrupar dados em distribuições uni e bidimensionais; Calcular e interpretar os respectivos parâmetros das distribuições (média (aritmética, harmónica, geométrica), mediana, moda, desvio-padrão, coeficiente de assimetria, coeficiente de achatamento); Calcular e interpretar, no âmbito do Marketing, o coeficiente de concentração de Gini. Interpretar o conceito de probabilidade e proceder ao cálculo de probabilidades simples, independentes e condicionadas; Caracterizar variáveis aleatórias discretas e contínuas, e interpretar respectivas distribuições no âmbito do marketing. Realizar e interpretar testes de hipóteses e intervalos de confiança sobre os parâmetros de uma amostra. Realizar e interpretar testes de hipóteses sobre as diferenças entre parâmetros de duas amostras.
Conteúdos programáticos 1. Introdução
2. Apresentação de Dados e Distribuições de Frequências
3. Medidas de Localização e de Dispersão
4. Assimetria, Achatamento e Concentração das distribuições de dados
5. Teoria das probabilidades
6. Variáveis aleatórias discretas
7. Variáveis Aleatórias Continuas
8. Distribuições Amostrais
9. Testes de Hipóteses
10. Análise de dados em Excel

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino estabelecida para esta UC assenta numa abordagem teórico-prática. À medida que os conceitos, técnicas/métodos vão sendo expostos e explicados, os alunos são chamados a realizar um conjunto de exercícios (calculo e interpretação) para consolidar os conteúdos expostos. Posteriormente, um conjunto de fichas de aplicação, por capítulo, são disponibilizadas, sendo os alunos interpelados à sua resolução sob orientação dos docentes. O processo de avaliação será suportado em 3 provas de avaliação, a realizar ao longo do semestre. As três provas de avaliação são realizadas online (à distancia).


Bibliografia principal 1 - Bibliografia Base
Livro 1: Manso, J.R. Pires (1996). “Estatística Descritiva e Previsão”, 2ª Ed. UBI. (Capítulos 1, 2, 3, 4)
Livro 2: Fonseca, J.; Martins, G. Curso de Estatística, Editora Atlas, São Paulo, 6ª Edição, 1996. (Capítulos 5, 6, 7,8,9)
Livro 3: Tenreiro, Carlos, (2009); “Estatística: Notas de apoio às aulas”, Universidade de Coimbra (Capítulos 5, 6, 7,8,9)

2 - Bibliografia Complementar
McCLAVE, J.T, BENSON, P.G. e SINCICH, T., Statistics for Business and Economics, 9th Edition, Pearson, Prentice Hall, 2005.
BERENSON, M.L., LEVINE, D.M. e KRHBIEL, T.C, Basic Business Statistics: concepts and applications, Prentice Hall, 2004
MALOHTRA, N. K. Marketing Research: An Applied Orientation, 4th Edition, Prentice Hall, 2004.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-06-29
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.