Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Economia da Empresa

Economia da Empresa

Código 5784
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Objetivos: 1. Definir os conceitos básicos utilizados na abordagem microeconómica da empresa. 2. Analisar o funcionamento dos mercados e dos mecanismos de formação de preços. 3. Compreender os modelos de interação estratégica e a dinâmica concorrencial. 4. Estudar as modalidades de discriminação de preços. Resultados: 1. Consegue definir conceitos microeconómicos. 2. Consegue enunciar e resolver problemas, seguido uma abordagem microeconómica da empresa. 3. Consegue resolver problemas quotidianos através dos conceitos que aprendeu na unidade curricular. 4. Consegue perceber como funcionam os mercados e como se formam os preços em diferentes regimes de dinâmica concorrencial.
Conteúdos programáticos I. Conceitos Básicos I.1. O modelo da procura e da oferta I.2. Procura I.3. Escolhas Individuais I.4. Produção I.5. Custos II. Mercados e Empresas II.1. A empresa em ambiente concorrencial II.2. Monopólio: a empresa com poder de mercado II.3. Incentivos nas empresas II.4. Mercado e organizações III. Decisões de Preços III.1. Discriminação de preços III.2. Preços não lineares III.3. Preços conjuntos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Nas aulas teórico-práticas vão apresentar-se e analisar-se casos de estudo internacionais e nacionais sobre abordagens micro-económicas da empresa, com aplicações de temáticas de marketing. A nota final em avaliação continua é a média ponderada entre dois elementos: Trabalho (texto com máximo de 1000 palavras sobre temas microeconómicos do programa da disciplina): 40% Teste: 60%
Bibliografia principal A - Base Mata, J. (2000), Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian. Krugman, P.; Wells, R. (2005), Microeconomics, Worth Publishers, New York. Leitão, J. (2018), Fundamentos de Decisão Microeconómica e Empresarial: Conceitos, exercícios e casos, UBI. B - Outros Livros Carrasco Pradas, A.; De la Iglesia Villasol, C.; Huergo Orejas, E.; Gracia Expósito, E.; Moreno Martínez, L. (2016), Microeconomía Intermedia - Problemas y cuestiones, McGrawHill. Delgado, M.; Hernández, A.; Amador, L. (2003), Ejercicios de Microeconomía - Cuestiones y problemas, Editorial Desclée de Brouwer, Colección Etea, Bilbao. Estrin, S.; Laidler, D. (1995), Microeconomics, Harvester Editions. Frank, R. (1994), Microeconomia e Comportamento, McGrawHill de Portugal.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.