Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Empreendedorismo e Inovação

Empreendedorismo e Inovação

Código 5797
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino As aulas serão de natureza teórico-prático (face-to-face).
Estágios Não há.
Objectivos de Aprendizagem Sensibilizar e iniciar os futuros licenciados no fenómeno do empreendedorismo e no processo de criação de empresas, através de uma análise pormenorizada acerca dos diversos passos/fases que fazem parte deste tipo de processo empresarial; No final da UC o aluno deve ser capaz de : • Apresentar tipos de alternativas possíveis aquando da criação de um negócio; • Dar a conhecer as formas existentes para fomentar o empreendedorismo; • Fornecer os instrumentos e procedimentos chave para a constituição legal de uma empresa; • Expor as principais variáveis/factores que podem influenciar a fase de start-up de uma empresa.
Conteúdos programáticos 1. Empreendedorismo e Criação de Empresas: Alguns conceitos e fundamentos 2. A Figura do(a) Empresário(a): Suas Características 3. A Ideia Empresarial 4. O Plano de Empresa 5. Estratégias de Entrada na Função Empresarial 6. O Fomento ao Empreendedorismo e à Criação de Empresas 7. Trâmites Legais para a Criação de Empresas 8. O Inicio de Actividade 9. Fatores de sucesso e insucesso na criação de empresas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação
Para efeitos de classificação ensino-aprendizagem, serão considerados quatro tipos de avaliação de conhecimentos (avaliação contínua):
1) Um trabalho de grupo (“Plano de Negócios”) que terá um peso de 30% na classificação final e que será sempre obrigatório para o aluno fazer a disciplina, quer por avaliação contínua (período de ensino-aprendizagem), quer por exame (1ª e 2ª chamadas).
2) Trabalho individual (relatório de uma empresa) – 10%.
3) Uma prova escrita que terá um peso de 55% e onde o aluno será avaliado sobre toda a matéria exposta ao longo do semestre. Para aprovação à disciplina o aluno terá que ter no mínimo de 8 valores nesta prova.
4) A assiduidade por parte do aluno que terá um peso de 5% na classificação final. Para obter classificação neste momento de avaliação, o aluno terá que assistir a pelo menos 70% das aulas. Estão excluídos desta regra os alunos com estatutos especiais que lhes possam justificar as ausências.



Bibliografia principal Costa, H. e Ribeiro, P.C. (2007), “ Criação & Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios”, Lidel – Edições Técnicas, Lda. Deakins, D. (1996), “Entrepreneurship and Small Firms”, McGrawHill, London. Ferreira, M.P., Reis, N.R. e Serra, F.R. (2009), “Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas”, Lidel – Edições Técnicas, Lda. Sarkar, S. (2007), “Empreendedorismo e Inovação”, Escolar Editora. Scarborough, N. e Zimmerrer, T. (1996), “Effective small business management”, Prentice may, New Cork. Stoze, W. (1996), “Start-up, an entrepreneur´s guide to launching and managing a new business”, Career Press, New York. Touchie, R. (1996), “Como preparar um plano de negócios”, Edições Cetop, Mem Martins. Veciana Vergés, José M. (2003), “Creación de Empresas – Entrepreneurship”, Manuals de Economía de la Universidad Autónoma de Barcelona, Servei de Publicaciones, Bellaterra (Barcelona).
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.