Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Tecnologias e Sistemas da Informação
  4. Organização e Gestão de Empresas

Organização e Gestão de Empresas

Código 6639
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino A UC é Teórico - Prática e o programa proposto pretende na sua globalidade reflectir sobre as temáticas capacitando simultaneamente os estudantes com conhecimentos sólidos dos principais fundamentos teórico-práticos. O primeiro capítulo proporciona uma introdução às questões básicas a empresa e o seu meio envolvente. No capítulo 2, exploram-se os componentes essenciais do empreendedorismo e criação de empresas. Nos 3 últimos capítulos aborda-se os elementos essenciais ao fomento da actividade empresarial. Os alunos têm assim a oportunidade de identificar, conhecer e aplicar os principais instrumentos de empreendedorismo e gestão, permitindo-lhes elaborara uma proposta de ideia de negócio e conceber um relatório de empresa.
Estágios Não Aplicável
Objectivos de Aprendizagem Transmitir conhecimentos sobre a start-ups, empreendedorismo, organização empresarial, e a gestão das empresas. Os alunos irão aprender os elementos básicos de como iniciar uma proposta de negócios e de gestão nas pequenas empresas.
Competências a adquirir pelo aluno:
- Caracterizar a empresas e enquadra-la no seu meio envolvente;
- Conhecer o processo de criação de novas empresas, factores e condicionantes;
- Reconhecer ideias de negócio e avaliar oportunidades;
- Desenvolver e apresentar uma proposta de ideia de negócio;
- Conhecer a Organização, Estrutura e Funções da Empresa;
- Desenvolver e apresentar um Relatório da Empresa
Conteúdos programáticos 1. A Empresa
2. Desafio Empresarial
3. Caracterização geral de uma empresa
4. Organização, Estrutura e Funções da Empresa
5. Relatório da Empresa
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Trabalho 1: Elaboração do Plano Sucinto de Negócio (PSN) – Modelo Canvas e Desenho da Proposta de Valor (grupos de 3 alunos) – Entrega da apresentação: Formato Pitch (03 de novembro de 2015) -> Peso: 25%

Apresentação e discussão do PSN: Formato Pitch (05 de novembro, 2015) -> Peso: 25%

Trabalho 2: Elaboração de um Plano de Oportunidade de Negócio (PON) – (grupos de 3 alunos) – Entrega da apresentação: Formato Pitch (24 de novembro de 2015) -> Peso: 25%

Apresentação e discussão do PON: Formato Pitch (26 de novembro, 2015) -> Peso: 25%


Para efeitos de aprovação na unidade curricular, o aluno terá de obter uma classificação (ponderada pelas quatro componentes) mínima de 10 valores.
Bibliografia principal Donnelly, James, James Gibson e John Ivancevich (2000): Administração: Princípios de Gestão Empresarial, Alfragide: McGraw-Hill Portugal.
Ferreira, Manuel Portugal; Santos, J. e Serra, F. (2008): “Ser Empreendedor – Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa” Edições Sílabo, Lisboa.
Lopes, Luís; Carvalho, Luísa; Avelar, Mafalda e Cracel, Patrícia (2007): Sucesso.pt – Casos de Excelência em Português, Booknomics, Lisboa.
Silva, Maria José (2007): “Inovação e Empreendedorismo” e “Financiamento das Empresas de Base Tecnológica” in Manual de Dinamização de Empresas de Base Tecnológica, (Eds.) M. Raposo, M.J. Silva & R. Rodrigues, Universidade da Beira Interior, Covilhã
Teixeira, Sebastião (2005): “Gestão das Organizações”, Alfragide: McGraw-Hill Portugal.
Thompson, A.; Strickland, A. e Gamble, J. (2008) Administração estratégica, 15ª Edição, McGraw-Hill Portugal.
Língua Português
Data da última atualização: 2012-05-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.