Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Mecânica dos Fluidos Industrial

Mecânica dos Fluidos Industrial

Código 7138
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Apresentar e discutir os princípios fundamentais e algumas aplicações da Mecânica dos Fluidos Industrial, no contexto das máquinas de geração e conversão de energia e dos sistemas de transmissão de potência óleo-hidráulicos.
Conteúdos programáticos 1.Introdução. 2. Elementos básicos de Mecânica dos Fluidos: princípios fundamentais; propriedades de estado; escoamento laminar e turbulento; Número de Reynolds; equações básicas da conservação de massa, de quantidade de movimento e de energia; equação de Bernoulli; lei de Darcy; diagrama de Moody. 3. Linhas de transporte de fluido: perda de carga na linha; potência transmitida e rendimento; curvas características; dimensionamento de tubagens.4. Máquinas de geração e conversão de energia: classificação das turbomáquinas; partes constituintes e princípio de funcionamento; turbinas, bombas e compressores; equações de governo; análise de desempenho e curvas de funcionamento características; elementos de ventilação industrial. 5. Sistemas hidráulicos industriais: elementos essenciais; circuitos hidráulicos normalizados; diagramas de espaço-fase-tempo; dimensionamento de actuadores comerciais; bombas volumétricas; elementos adicionais de controlo; estudo de aplicações.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A componente lectiva da U. C. assenta em aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais, em sistema presencial e de ensino à distância. A avaliação de conhecimentos da disciplina baseia-se na realização de um teste de avaliação presencial, nos relatórios de duas experiências laboratoriais e no trabalho individual desenvolvido pelo estudante.
Bibliografia principal 1. R. W. Fox, A. T. McDonald, J. W. Mitchell, Introduction to Fluid Mechanics, 10th Edition, Ed. Wiley, New Jersey (2020).
2. A. C. Mendes, Fundamentos de Projecto e Análise de Desempenho de Turbomáquinas, Ed. Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, Covilhã (1999).
3. A. Esposito, Fluid Power with Applications, Ed. Prentice Hall, New Jersey (2003).
4. A. B. Fialho, Automação Hidráulica, Ed. Érica, São Paulo (2002).
Língua Português
Data da última atualização: 2021-02-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.