Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Sistemas e Órgãos Mecânicos

Sistemas e Órgãos Mecânicos

Código 7157
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não Aplicável
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que o aluno adquira conhecimentos ao nível do projecto de máquinas, mecanismos e orgãos mecânicos utilizados na indústria e serviços, adquira atitude de síntese dos conhecimentos e desenvolva e complemente esses conhecimentos na aplicação de componentes mecânicos.

Aquisição de competências ao nível dos conceitos fundamentais sobre a teoria, funcionamento e aplicações de um conjunto de componentes mecânicos utilizados nas aplicações industriais e serviços.
Capacidade de usar o conhecimento fundamental complementado com novas aproximações e teorias para investigar e resolver problemas tecnológicos com técnicas atuais.
Aquisição de competências que conferem a capacidade de selecionar, desenvolver, conceber e projetar órgãos mecânicos, mecanismos e máquinas.
Capacidade de aplicar conhecimentos, integrando-os:
- na resolução de questões mais rotineiras ou mais excepcionais;
- no desenvolvimento de soluções (formulando hipóteses e testando-as).
Conteúdos programáticos 1– Transmissão de potência por elementos flexíveis: Dimensionamento de correntes e correias. 2– Transmissão de potência por engrenagens: Dentado; Propriedades da evolvente; Tipos de engrenagens; Esforços nos dentes; Dimensionamento da largura; Correção de dentado. 3– Travões: Introdução; Classificação; Parâmetros de desempenho; Análise dinâmica; Energia dissipada durante a variação de velocidade. 4– Uniões veio-veio: Acoplamentos rígidos, articulados e de engate; Embraiagens. 5– Volantes de inércia: Variação de energia em um sistema em rotação; Determinação da inércia do volante; Tensões no volante. 6 - Vibrações: Introdução; Sistemas com um grau de liberdade: vibrações livres e forçadas, com e sem amortecimento; Sistemas com vários graus de liberdade; Controlo de vibrações.
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal:
Aurélio Reis: "Apontamentos de Órgãos de Máquinas".
Joseph E. Shigley, Charles R. Mischke, Richard G. Budynas: "Mechanical Engineering Design", Mc Graw-Hill.
C. Moura Branco, J. Martins Ferreira, J. Domingues da Costa, A. Silva Ribeiro: "Projecto de Órgãos de Máquinas", Fundação Calouste Gulbenkian.
G. Henriot: "Traité Théorique et Pratique des Engrenages", Dunod.
2. Bibliografia complementar
Robert C. Juvinall, Kurt M. Marshek: "Fundamentals of Machine Component Design", John Wiley & Sons, Inc.
- "DUBBEL – Handbook of Mechanical Engineering", Springer-Verlag.
Gustav Niemann: "Elementos de Máquinas, Vol. I, II e III", Edgar Blucher Ltda.
Robert L. Norton: "Projeto de Máquinas - Uma abordagem integrada", Artmed Editora S.A.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.