Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Modelos de Empreendedorismo Social

Modelos de Empreendedorismo Social

Código 7813
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Dotar os estudantes de instrumentos teóricos e práticos que contribuam para os transformar em empreendedores sociais ou criadores de condições de desenvolvimento do ES; Analisar casos de “boas práticas” no domínio do empreendedorismo social; Potenciar a compreensão de oportunidades emergentes No final da UC o aluno deve ser capaz de analisar e debater criticamente as principais teorias e conceitos associados ao Empreendedorismo Social; Reconhecer paradigmas específicos agregados às sub-áreas do empreendedorismo social; demonstrar capacidades analíticas e práticas no domínio dos processos de planificação e intervenção por projectos na área do empreendedorismo social; demonstrar competência na aplicação de conhecimentos e suportes teóricos a novos problemas e contextos; revelar proficiência na redacção e apresentação oral; demonstrar capacidades de concepção, organização e execução de trabalhos teóricos e empíricos e de gestão e desenvolvimento autónomo da aprendizagem.
Conteúdos programáticos 1. Emergência e contexto de desenvolvimento do conceito de empreendedorismo
2. Similitudes e diferenças entre empreendedorismo empresarial e ES
3. Diferentes perspectivas teóricas e modelos de ES
4. Motivações e características dos empreendedores sociais
5. Estudos de caso de ES

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Relatório crítico sobre um caso de empreendedorismo social (15%); Resumo e apresentação de um artigo científico (opcional: 15%); Concepção e apresentação escrita e oral de um projecto de uma iniciativa de empreendedorismo social (trabalho de grupo) (40%); Teste escrito e/ou exame final (25% ou 40%); participação nas aulas (5%).
Bibliografia principal Principal
Bornstein, D. (2004): How to Change the World: Social Entrepreneurs and the Power of New ideas, Oxford University Press, EUA
Brinckerhoff, P. (2000): Social Entrepreneurship: The Art of Mission-Based venture Development, Wiley, EUA.
Mair, J., Robinson, J. e Hockerts, K. (Eds) (2006): Social Entrepreneurship, Palgrave, Chippenham e Eastbourne
Complementar
Allemand, S. e Seghers, V. (2007): L’Audace dês entrepreneurs sociaux, Editions Autrement,Paris
Anheier, H. e Ben-Ner, A. (Eds) (2003): The Study of the Nonprofit Enterprie: Theories and Approaches, Kluwer Academic/Plenum Publishers, New York.
Avise, (2005): Guide de l’entrepreneur social, Les guides de l’Avise. Paris
Dees, J G., Emerson, J. e Economy, P., (2002): Strategic Tools for Social Entrepreneurs: Enhancing the Performance of your Enterprising Nonprofit, Wiley, EUA.
Paton, R. (2003): Managing and measuring Social Enterprises, Sage, London.
Língua Português
Data da última atualização: 2012-05-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.