Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Princípios de Liderança

Princípios de Liderança

Código 7843
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Tendo presente os objectivos do curso nas suas dimensões de preparação científica e de capacitação profissional, esta Unidade Curricular visa capacitar os alunos para a compreensão dos processos de liderança e da tomada de decisão nas organizações, enquanto processos de poder e influência social.
1.Compreender, aplicar e avaliar diferentes abordagens teóricas e metodológicas e técnicas de análise usadas no estudo dos problemas de liderança, práticas e instituições objecto de estudo;
2.Analisar e debater consequências da intervenção social consoante os estilos de liderança e o modo como estes afectam as instituições, a sua gestão, o desempenho dos actores, os interesses, as políticas e os resultados obtidos;
3.Demonstrar capacidades de concepção, organização e execução de trabalhos teóricos e empíricos e desenvolvimento autónomo de actividades de aprendizagem, adequados ao seu nível de formação, bem como na comunicação oral e escrita.
Conteúdos programáticos 1. O conceito de Liderança; líder e liderança; poder e autoridade; poder político; meios de comunicação simbólicos generalizados; eficácia da acção colectiva.

2. A liderança enquanto processo de influência social. Interacção social e cultura organizacional: liderança enquanto produto de influência e não do poder.

3. Paradigma da complexidade e processos de Liderança. Epistemologia das teorias da liderança e sua trajectória histórico-cientifica. A questão fenomenológica da autenticidade. Ilustração com case study.

4. Teorias de liderança: liderança transaccional e liderança transformacional; inteligência emocional e estilos de liderança.

5. Competição e conflito: a conflitualidade organizacional.
Bibliografia principal Almeida N.F. (1999), O Gestor. A arte de liderar, 2ª edição, Lisboa, Presença.
Bass, B., & Avolio B. (1994), Improving Organizational Effectiveness through transformation leadership, Thousand Oaks, CA: Sage.
Bothwell, L. (1991), A arte da liderança, Lisboa, Presença.
Jesuíno, J. (1987), Processos de liderança, Lisboa, Livros Horizonte.
Goleman, D.; Boyatazis, R.; McKee, A. (2003), Os novos lideres: a inteligência emocional nas organizações, Lisboa, Gradiva.
Goleman, D. (2000), Trabalhar com a inteligência emocional, (2ª edição), Lisboa, Temas e debates.
Hessebein, F.; Goldsmith, M.; Beckhard, R. (orgs.) (1998), A organização do futuro, Lisboa, Europa-América.
Lourenço, L. ; Ilharco, F. (2007), Liderança: as lições de Mourinho, Lisboa, Booknomics.
Rego, A.; Cunha M.P. (2003), A essência da liderança: mudança, resultados, integridade, Lisboa, RHEditora.
Reto, L.; Lopes, A. (1998), Liderança e carisma – o exercício do poder nas organizações, Lisboa, Minerva.
Língua Português

Regente

Imagem d@ Domingos Martins Vaz  [Ficheiro Local]
Domingos Martins Vaz

Curso

Data da última atualização: 2015-08-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.