Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Empreendedorismo e Criação de Empresas

Empreendedorismo e Criação de Empresas

Código 8251
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino presencial
Estágios não tem
Objectivos de Aprendizagem No final da disciplina o aluno deverá compreender:
1- Os conceitos de empreendedor/empresário e empreendedorismo nas suas diversas acepções e abordagens.
2- Os diversos factores que afectam o processo empresarial, nomeadamente o empresário, a organização e o contexto
3- As diversas fases do processo empresarial - desde ao reconhecimento da oportunidade e da criação de empresa, passando pelo crescimento, até à eventual retirada do negócio
4- A importância das pequenas empresas, as suas especificidades e diversidade
5- As especificidades de formas particulares de empreendedorismo, nomeadamente o empreendedorismo por mulheres, por minorias étnicas e em organizações já estabelecidas
O aluno deverá também
6-Evidenciar capacidade critica
7-Demonstrar consistência teórica metodológica e empírica
8-Revelar autonomia
9-Mostrar capacidade de comunicação
Conteúdos programáticos 1.O empreendedorismo: conceitos, teorias e modelos
2. O empresário - principais teorias
3. Ambiente e empreendedorismo
4. Empreendedorismo e políticas públicas na UE
5. Processo e problemas na criação de empresas
6. As pequenas empresas
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias de ensino aplicadas na UC serão:
-Apresentação e sistematização de conteúdos
-Discussão de textos, elaboração de relatórios e formulação de problemas
-Orientação tutorial/ Auto-aprendizagem orientada

Apresentação e sistematização de conteúdos fornecerá as bases e os tópicos para enquadrar a auto-aprendizagem, bem como a discussão de textos a elaboração de relatórios e formulação de problemas, traduzidos na recensão crítica, trabalho de investigação e comentário crítico (revisão) de trabalhos de colegas.
Bibliografia principal SCARBOROUGH, N.M. e ZIMMERER, T.W. (1996): Effective Small Business Management, 5th edition, Prentice Hall, New Jersey.
SCHEER, A-W, (2001): Start-ups are Easy, But…, Springer, Berlin
STOLZE, W.J. (1996): Start Up: An entrepreneur’s Guide to Launching and Managing a New Business, 4th Edition, Career Press, New Jersey.
STOREY, D.J (1985): Small firms in Regional Economic Development, Cambridge University, Cambridge.
TIMMONS. J.A. e SPINELLI, S. (2004): New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century with Power Web and New Business Mentor CD, 6th Edition, McGraw Hill.
TOUCHIE, R. (1996): Como preparar um plano de negócio, Edições CETOP, Mem Martins
VECIANA, J.M (2005): La creación de Empresas: Un enfoque gerencial, La caixa, Barcelona
ZIMMERER, T.W e SCARBOROUGH, N.M. (2005): Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management, 4th Edition, Prentice Hall.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.