Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioquímica
  4. Endocrinologia

Endocrinologia

Código 8437
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino Presencial e b-learning
Objectivos de Aprendizagem Integrar os conhecimentos de endocrinologia com os adquiridos pelos estudantes em períodos prévios da sua formação, com o objetivo de compreender e aprofundar os aspetos fulcrais dos mecanismos celulares e moleculares e da regulação endócrina das diferentes funções do organismo.
- Identificar e descrever as características gerais do sistema endócrino.
- Relacionar os conhecimentos adquiridos sobre a estrutura química das hormonas, de forma a compreender as funções que elas desempenham.
- Compreender a relevância deste sistema na regulação do metabolismo e na regulação da homeostase do cálcio e do fósforo.
- Aprofundar o conhecimento sobre o sistema cardiovascular de forma a compreender a regulação do controlo hormonal da pressão sanguínea.
- Descrever a ação das hormonas na regulação da espermatogénese, dos ciclos ovárico e endometrial, parto e lactação
- Desenvolver a capacidade crítica sobre artigos científicos desta área.
Conteúdos programáticos UP1: INTRODUÇÃO À ENDOCRINOLOGIA E GLÂNDULAS ENDÓCRINAS
UP2: REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO ENERGÉTICO E MINERAL - Regulação do metabolismo e da homeostase do cálcio e fósforo
UP3: REGULAÇÃO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR. - Controlo hormonal da pressão sanguínea
TPA - Análise e compreensão de dados laboratoriais relacionados experiências realizadas com artérias umbilicais humanas e disruptores endócrinos.
UP4:Regulação DA GAMETOGÉNESE, GRAVIDEZ, PARTO E LACTAÇÃO. - Espermatogénese, Oogénese, Gravidez, Parto e lactação
TPB - Análise e compreensão de dados obtidos em experiências laboratoriais, com hormonas esteroides sexuais e células vasculares.
TPC- WORKSHOP DE ENDOCRINOLOGIA - Últimos avanços e novas perspetivas em Endocrinologia - Pesquisar informação científica para explicar os últimos avanços nas áreas indicadas através de temáticas fornecidas pelos docentes aos alunos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular é lecionada com teórico-práticas e um workshop. Nas aulas teórico-práticas decorrerá a exposição dos fundamentos teóricos pelos alunos, a resolução de problemas a questões básicas e clinicas que serão colocadas ao longo da aula. O workshop visa a integração dos conhecimentos teóricos lecionados e os publicados em artigos recentes, assim como apresentar oralmente esses conhecimentos. AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Avaliação de conhecimentos EUP1 - FACTOR DE PONDERAÇÃO=0.15, EUP2-FACTOR DE PONDERAÇÃO=0.25, EUP3+EUP4 FACTOR DE PONDERAÇÃO=0.45, WORKSHOP-FACTOR DE PONDERAÇÃO=0.15, EXAMES FINAIS Exame final- FACTOR DE PONDERAÇÃO=0.85, WORKSHOP-FACTOR DE PONDERAÇÃO=0.15, Classificação mínima de ensino-aprendizagem: 6 Classificação mínima de ensino aprendizagem para aprovação: 9,5
Bibliografia principal 1. BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL - BERNE RM,LEVY MN (2017). Physiology.7th Edition - VANDER A,. SHERMAN J, LUCIANO D (2017): Human Physiology. 15th edition - GREENSPAN (2017): Basic & Clinical Endocrinology, 10e Eds. - MURRAY (2020): Harper''s Biochemistry. 31st Edition. 2. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR - Norman RI and Lodwick D (1999): Medical Cell Biology. - Hinson J, Raven P, Chew S (2010): The Endocrine System- Basic Science and Clinical Conditions. -GUYTON (2020): Medical Physiology. 14th Revised edition - Seeley RR (2011). Anatomia e Fisiologia. 8ª Edição -Artigos científicos enquadrados nos conteúdos elaborados para a unidade curricular, nomeadamente sobre os últimos avanços em endocrinologia.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.