Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Química Industrial
  4. Laboratórios de Indústrias Químicas

Laboratórios de Indústrias Químicas

Código 8467
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)
Área Científica Química Industrial
Tipo de ensino Ensino presencial, com componentes teórico e laboratorial.
Estágios Possível.
Objectivos de Aprendizagem Na sequência da UC Indústrias Químicas, pretende-se que o estudante ganhe capacidade de análise crítica de um processo e, a partir daí, conceba, planei e execute trabalho laboratorial que simule um processo de transformação existente ou inovador, completo ou uma parte, com vista à sua melhoria.
O estudante deve ser capaz de:
•Interpretar (e em alguns casos conceber) um processo de produção de um determinado produto.
•Perceber um determinado processo/secção de processo de transformação e, a partir daí, conceber e implementar trabalho laboratorial com vista a testar alternativas de produção, separação, purificação, melhoria de produto, etc.
•Ganhar experiência laboratorial
•Apresentar e defender ideias e projetos para público especializado.
Conteúdos programáticos 1.Seleção de um processo de produção de um determinado produto existente no mercado ou inovador, ou parte do processo, por cada grupo de alunos.
2.Estudo acompanhado dos processos, com identificação das operações que podem/devem ser objeto de introdução de melhorias
3.Implementação do processo, ou uma parte específica deste, à escala laboratorial, com os meios laboratoriais disponíveis.
4.Estudo do efeito de variáveis do processo; cinéticas de processos físicos e/ou químicos; rendimentos globais, otimização.
5.Elaboração de relatório e apresentação oral e defesa do trabalho laboratorial.

Ao longo do trabalho laboratorial, os alunos podem ter necessidade de implementar técnicas analíticas descritas na literatura e têm oportunidade de trabalhar com métodos analíticos diversos.
Bibliografia principal Shreve, R.N., Brink, J.A., Indústrias de processos químicos, 4ª edição, Editora Gunabara, Rio de Janeiro, 1977.

Biblioteca on-line do conhecimento, B-On

Bibliografia complementar:
Green, D.W. e Perry, R.H., Perry’s Chemical Engineers’ Handbook, 8th Edition, Edited by McGraw-Hill, 2008.

Tegeder, F., Mayer, L., Métodos de la industria química en diagramas de flujo coloreados, parte 1 (Inorgânica), parte 2 (orgânica), Editorial Reverte, Barcelona, 1987.

Coulson, J.M., Richardson, J.F., Tecnologia Química, Vol. I (Fluxo de fluidos, transferência de calor e transferência de massa), Fundação Calouste Gulbenkian, 1974.

Coulson, J.M., Richardson, J.F., Tecnologia Química, Vol. II (Operações Unitárias), Fundação Calouste Gulbenkian, 1968.

Coulson, J.M., Richardson, J.F., Tecnologia Química, Vol. VI (Uma introdução ao projecto em tecnologia química), Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.