Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Probabilidades e Estatística

Probabilidades e Estatística

Código 8489
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Obter conhecimentos básicos de Probabilidade e Estatística, indispensáveis à aprendizagem futura de conceitos mais avançados que surjam no percurso de formação académica e/ou profissional. Selecionar e aplicar métodos estatísticos apropriados para tirar conclusões sob incerteza em engenharia.
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de aplicar conceitos de Probabilidade e Estatística na resolução de problemas de engenharia. Interpretar de forma crítica os resultados obtidos e comunicar com rigor temas que envolvam conceitos de Probabilidade e Estatística.
Conteúdos programáticos 1. Introdução à Teoria da Probabilidade: axiomática e propriedades de uma probabilidade; condicionamento e independência; variáveis aleatórias reais; distribuições Binomial, Geométrica, Poisson, Exponencial, Normal; momentos e Teorema Central do Limite.
2. Introdução à Inferência Estatística: estimação pontual; propriedades dos estimadores; intervalos de confiança; testes de hipóteses.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas são do tipo teórico-prático, em que o aluno será guiado para a resolução de problemas relativos a probabilidades ou inferência estatística na área da engenharia, sendo para tal as aulas auxiliadas por diversas fichas práticas.

A aferição de conhecimentos e competências adquiridas pelos alunos durante o ensino-aprendizagem é feita através da realização de três testes (T1, T2 e T3), classificados de 0 a 20 valores. A classificação final de ensino-aprendizagem (CEA, expressa de 0 a 20 valores) é calculada da seguinte forma: CEA=0,25T1+0,375T2+0,375T3.

A dispensa de exame final é concedida quando a classificação final de ensino aprendizagem for igual ou superior a 9.5 valores e a assiduidade superior a 50% das aulas lecionadas.
A classificação de "NÃO ADMITIDO" é atribuída quando a classificação final de ensino-aprendizagem for inferior a 6 valores.
Bibliografia principal A. Gonçalves, E., Nogueira, E. e Rosa, A.C. (2016). Probabilidades e Estatística para Ciências e Tecnologia. Conceitos e exercícios resolvidos. Almedina.
B. Montgomery, D. e Runger, G. (2011). Applied statistics and probability for engineers, 5th Edt, John Wiley & Sons. Cota: MD-14-00531
C. Ross, S. (2009). Introduction to probability and statistics for engineers and scientists. Amsterdam Elsevier. Cota: F-1.8-01370 (CD)
E. Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J.A. e Pimenta, C. (2010). Introdução à estatística. Escolar Editora. Cota: EC-1.0-00135

Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.