Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Introdução ao Projeto Eletromecânico

Introdução ao Projeto Eletromecânico

Código 8501
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(16H)/T(16H)/TP(48H)
Área Científica Projecto
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Adquirir conhecimentos para o projecto integrado de um sistema electromecânico, desenvolvendo capacidades de análise e de síntese num ambiente indefinido ou incerto. Descrever a metodologia do projecto de componentes electromecânicos e interrelacionar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Conhecer os fundamentos da aplicação de meios informáticos como meios auxiliares de projecto. Saber incorporar-se numa equipa de projecto electromecânico e executar, de forma orientada, partes de um projecto electromecânico de acordo com normas e procedimentos instituídos. Complementar a formação na área das máquinas eléctricas e dos orgãos de máquinas.

Conteúdos programáticos 1. Introdução ao projecto em Engenharia: Definição do projecto em engenharia. O modelo de Pahl e de Pugh para o procedimento de projecto em engenharia. Projecto de sistemas electromecânicos. Ciclo de vida do procedimento de projecto. 2. Formulação do problema: Definição do problema. Criação das especificações de projecto. 3. Informação e comunicação: Formas de apresentação de informação técnica (oral, escrita, gráfica). Dinâmica de grupos de projecto. 4. Planeamento do projecto: Princípios e conceitos do planeamento. Diagramas de Gantt. Métodos do caminho crítico. 5. Métodos de decisão e economia de projecto: Análise multicritério. Análise hierárquica. Regras de decisão económica. Estimativa de custos. 6. Projecto, em equipa, de um sistema electromecânico. Integração de conhecimentos multidisciplinares. Dimensionamento de circuitos de comando. Dimensionamento de componentes mecânicos simples. Selecção, e integração, de componentes com base em catálogos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teórico-práticas da matéria da unidade curricular. Aulas práticas, com apresentação semanal dos projetos, a que se segue uma discussão sobre as diferentes opções de projeto decididas pelos diferentes grupos.
Avaliação contínua:
Uma avaliação de frequência 5 Valores
O Trabalho de Projeto em grupo 15 Valores.
Bibliografia principal A- Introdução ao Projecto Electromecânico, J. C. Páscoa, Serviços Gráficos da UBI, 2008. B- Electromechanical Design Handbook, Ronald A. Walsh, McGraw-Hill, 1999. B- Engineering Desing - A sistematic approach, Pahl, Beitz, et. al., Springer, 2007.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-06-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.