Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Transmissão de Calor

Transmissão de Calor

Código 8504
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(16H)/T(32H)/TP(16H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objectivo o estudo dos diferentes modos de transmissão de calor: condução, convecção e radiação. Pretende-se que o estudante aprenda a lidar com situações complexas que envolvam a transmissão de calor.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de: aplicar conhecimentos de transmissão de calor; identificar, formular e resolver problemas de transmissão de calor; conceber e conduzir experimentação em transmissão de calor, analisar e interpretar resultados e dados; conduzir tarefas computacionais usando programas de transmissão de calor.
Conteúdos programáticos Do programa téorico da disciplina fazem parte: introdução e conceitos fundamentais; transmissão de calor por condução (equação da difusão de calor em geometria plana, cilíndrica e esférica, regime permanente e regime transitório, e estudo das alhetas); transmissão de calor por convecção (equações fundamentais, camada limite térmica e camada limite hidrodinâmica, escoamentos externos e internos, e correlações empíricas); transmissão de calor por radiação (leis do radiamento térmico, superfícies negras e cinzentas, radiação entre superfícies, e factor de forma). A componente prática envolve para além da resolução clássica de problemas, o estudo experimental e numérico de situações de transmissão de calor.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular apresenta duas horas de contacto teóricas e duas horas de contacto práticas. As aulas teóricas são aulas de exposição de matéria relacionada com o curso. As aulas práticas apresentam duas vertentes: acompanhamento dos alunos na resolução de exercícios e acompanhamento da execução dos relatórios do trabalho experimental. A avaliação global da disciplina far-se-á tomando como referência o trabalho desenvolvido pelos alunos em diversas componentes:

Bibliografia principal A-Principal

Cengel, Y.A., Ghajar A. J., Heat and Mass Transfer: Fundamentals and Applications, McGraw-Hill, 6th Edition, 2020.

B- Complementar
Bergman, T. L., Lavine, A. S., Incropera, F. B., Dewitt, D. P., Fundamentals of Heat and Mass Transfer, 8th edition, John Wiley & Sons, 2018.

Incropera, F. B., Dewitt, D. P., Bergman, T. L., Lavine, A. S., Incropera's Principles of Heat and Mass Transfer, 8th Edition, John Wiley & Sons, 2017.

Disponível em pdf:
Pedro D. Silva, Transmissão de calor – série de problemas, UBI, 2018.
Pedro D. Silva, Transmissão de calor – material para consulta, UBI, 2018.
Luís Pires e Pedro D. Silva, Estudo experimental da transferência de calor por convecção, UBI, 2004.
Luís Pires e Pedro D. Silva, Estudo experimental da condução de calor em sólidos, UBI, 2004.
Pedro D. Silva, Estudo numérico do desempenho de alhetas, UBI, 2012.
Pedro D. Silva, Apontamentos de transmissão de calor, UBI, 2018.

Língua Português
Data da última atualização: 2022-06-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.