Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  4. Economia e Gestão

Economia e Gestão

Código 8556
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia e Gestão
Tipo de ensino A UC é Teórico - Prática e o programa proposto pretende na sua globalidade reflectir sobre as temáticas capacitando simultaneamente os estudantes com conhecimentos sólidos dos principais fundamentos teórico-práticos. O primeiro capítulo proporciona uma introdução às questões básicas a empresa e o seu meio envolvente. No capítulo 2, exploram-se os componentes essenciais do empreendedorismo e criação de empresas. Nos 3 últimos capítulos aborda-se os elementos essenciais ao fomento da actividade empresarial. Os alunos têm assim a oportunidade de identificar, conhecer e aplicar os principais instrumentos de empreendedorismo e gestão, permitindo-lhes elaborara uma proposta de ideia de negócio e conceber um relatório de empresa.
Estágios Não Aplicável
Objectivos de Aprendizagem Dotar o aluno do conhecimento dos aspetos fundamentais da teoria micro e macroeconómica e proporcionar aos alunos uma visão sistémica de qualquer tipo de organização; dar a conhecer ao aluno algumas técnicas para a estruturação e o processo de tomada de decisão dentro da organização.
Demonstrar conhecimento dos aspetos fundamentais da teoria micro e macroeconómica;
Identificar modelos organizacionais, o papel da gestão (o gerente) e as diversas áreas e funções de uma empresa;
Compreender como a empresa pode interagir com seu ambiente, e com a posição atual e como formular estratégias competitivas.
Conteúdos programáticos Módulo de Gestão
1. A Empresa
2. Desafio Empresarial
3. Caracterização geral de uma empresa
4. Organização, Estrutura e Funções da Empresa

Módulo de Economia

5. Introdução à Economia
5.1 A ciência Económica
5.2 Os problemas económicos fundamentais
5.3 Fatores de produção, os agentes económicos e o sistema económico
5.4 Objeto e o método da ciência económica
5.5 Modelos económicos, possibilidades de produção, a especialização do trabalho, as trocas
económicas e a moeda
5.6 O mercado: oferta e procura

6. Análise Microeconómica
6.1 A teoria do consumidor: restrição orçamental, curvas de indiferença e maximização da utilidade,
curva da procura do consumidor
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O método adotado combina o recurso a palestras, aulas teórico/praticas, e o autoestudo. Através da exposição teórica e a resolução de exercícios práticos, as matérias apresentadas em sala de aula têm por objetivo tornar mais fácil a compreensão dos aspetos fundamentais da teoria económica e gestão empresarial. Para complementar e reforçar os conceitos apresentados, os conteúdos programáticos são dados através de slides de power-point, com discussões e apresentações em sala de aula. Os elementos de suporte à lecionação das aulas e à resolução dos exercícios pelos alunos são disponibilizados na plataforma e-learming da UBI: UBI_Moodle.
Bibliografia principal Donnelly, James, James Gibson e John Ivancevich (2000): Administração: Princípios de Gestão Empresarial, Alfragide: McGraw-Hill Portugal.
Ferreira, Manuel Portugal; Santos, J. e Serra, F. (2008): “Ser Empreendedor – Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa” Edições Sílabo, Lisboa.
Lopes, Luís; Carvalho, Luísa; Avelar, Mafalda e Cracel, Patrícia (2007): Sucesso.pt – Casos de Excelência em Português, Booknomics, Lisboa.
Silva, Maria José (2007): “Inovação e Empreendedorismo” e “Financiamento das Empresas de Base Tecnológica” in Manual de Dinamização de Empresas de Base Tecnológica, (Eds.) M. Raposo, M.J. Silva & R. Rodrigues, Universidade da Beira Interior, Covilhã
Teixeira, Sebastião (2005): “Gestão das Organizações”, Alfragide: McGraw-Hill Portugal.
Thompson, A.; Strickland, A. e Gamble, J. (2008) Administração estratégica, 15ª Edição, McGraw-Hill Portugal.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.