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Políticas Educativas e Organização da Educação

Código 9059
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Teórico-Prático.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Com esta Unidade Curricular pretende-se discutir as linhas orientadoras das atuais políticas de educação, no contexto da globalização, transnacionalização e territorialização e analisar a realidade educativa portuguesa face a estas tendências. No final desta UC o aluno deverá ser capaz de:
• Perspetivar as atuais políticas educativas à luz dos contextos de globalização, transnacionalização e políticas de territorialização/municipalização;
• Interpretar o quadro legal que regulamenta o actual sistema educativo português;
• Analisar investigação relevante no âmbito das Políticas Educativas e Organização da Educação;
• Expressar ideias de forma fundamentada, recorrendo à comunicação oral e escrita;
• Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo;
• Assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem.
Conteúdos / Programa 1. Introdução ao conceito de Política Educativa; Significado e enquadramento;
2. Horizonte das actuais políticas educativas: Globalização e Transnacionalização da Educação;
3. Políticas Europeias e Mundiais da Educação: Linhas orientadoras e actores;
4. Organização e estruturação do actual sistema educativo português. A reforma da administração escolar: A autonomia das escolas; A organização e a gestão curricular; A avaliação educacional; A escola inclusiva; diferenciação e apoios educativos; A educação e formação de jovens e adultos; O estatuto da carreira docente e a profissionalidade docente;

Bibliografia / Fontes de Informação 1. Bibliografia principal
Azevedo, J. (2007). Sistema educativo mundial. Ensaio sobre a regulação transnacional da educação. Vila Nova e Gaia: Fundação Manuel Leão.
Branco, M. L. (2007). A escola comunidade educativa e a formação dos novos cidadãos. Lisboa: Instituto Piaget.
Lima, L. C. e Afonso, A. J. (2002). Reformas da educação pública: Democratização, modernização, neoliberalismo. Porto: Edições Afrontamento.
2. Bibliografia complementar
Barroso, J. (1997). Autonomia e Gestão das Escolas. Lisboa: Ministério da Educação.
Barroso, J. (Org). (1999) . Escola entre o local e o global: Perspectivas da educação para o século XXI . Lisboa: Educa.
Tedesco, J. (1999). O novo pacto educativo. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.




Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Nos três primeiros pontos do programa, será feita uma introdução dos conteúdos pela docente nas sessões teórico-práticas, complementada pela leitura de textos previamente distribuídos aos estudantes e analisados segundo objetivos específicos
(em grupo)em sala de aula, promovendo o debate e as competências
de trabalho colaborativo. No último ponto do programa, as várias temáticas serão apresentadas por grupos de
alunos ou alunos individuais (envolvendo pesquisa e preparação prévia)com o apoio de ppt e seguidas de debate em
grande grupo.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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