Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioengenharia
  4. Instrumentação e Medidas Biomédicas

Instrumentação e Medidas Biomédicas

Código 9100
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Bioengenharia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios N/A.
Objectivos de Aprendizagem A unidade Instrumentação e medidas biomédicas visa proporcionar aos alunos conceitos sobre a aquisição e condicionamento de sinais para utilização em monitorização, diagnóstico e terapêutica. Fomentar o desenvolvimento de novas competências associadas ao trabalho experimental, nomeadamente, desenvolver aptidões para a planificação e elaboração de relatórios técnicos e sessões de apresentação.
No final deste curso, o aluno deve ser capaz de:
• Aplicar métodos e técnicas de avaliação da qualidade de medição.
• Aplicar os métodos de medição de grandezas biomédicas.
• Interpretar as especificações dos transdutores de grandezas biomédicas.
• Projetar cadeias de medição para aplicações biomédicas.
• Aptidão para a manipulação de instrumentação laboratorial.

Conteúdos programáticos Metrologia: Definições e conceitos; cálculo do erro de medição; tratamento e correção de dados; algarismos significativos na representação de grandezas biomédicas; unidades e padrões; métodos de medição.
Sistema de Instrumentação Biomédico: Transdutores para diferentes sistemas fisiológicos; princípio de funcionamento; processamento ou condicionamento do sinal; interfaces humanas, armazenamento e transmissão dos dados; alimentação de circuitos e isolamento galvânico;
Modos de operação do Instrumento Biomédico: Instrumento invasivo e não invasivo; digital ou analógico; gamas de variação de amplitude e de largura de banda; a biocompatibilidade; e monitorização de pacientes.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação final é conseguida, com a ajustada ponderação, dos conhecimentos teóricos adquiridos pelo estudante, da sua prestação nas actividades de laboratório, das suas atividades de pesquisa bibliográfica e pelo seu empenho.

Cálculo da Classificação Final
NOTA FINAL = {60%TESTE} +{ 25%LAB + 15%TI}
LAB > classificação final da avaliação do desempenho laboratorial
TI > Trabalhos de síntese individual
TESTE> Exame final ou média dos dois testes de avaliação realizados ao longo do semestre.
Para ser admitido no exame final, os alunos devem ter uma nota de laboratório de pelo menos 75% das presenças.
Bibliografia principal 1. Biomedical Instrumentation: Technology and Applications,R. S. Khandpur, Mc-Graw-Hill, 2005. ISBN:0-07-144784-9.
2. Medical Instrumentation: Application and Design, third-edition, J. B. Webster, John Wiley & sons, 1998. ISBN:0-471-15368-0.
3. Biomedical Transducers and Instruments, Tatsuo Togawa, Toshiyo Tamura and P.A. Öberg, CRC press, 1997. ISBN:0-8493-7671-8.

Língua Português
Data da última atualização: 2023-03-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.