Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioengenharia
  4. Nanobioengenharia

Nanobioengenharia

Código 9103
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Bioengenharia
Tipo de ensino Presencial e com recurso a e-learning.
Objectivos de Aprendizagem Identificar, diferenciar e relacionar o processamento, fabricação e desenho de dispositivos orgânicos para actuação biológica, à escala nanométrica.
Conhecer as abordagens da nanobioengenharia que envolvem o uso de sistemas biológicos no desenvolvimento de produtos biomédicos.
Desenvolver as capacidades para a geração de conhecimento através da investigação científica, bem como da análise e tratamento da informação recolhida.
Compreender a aplicação dos processos biológicos à escala nanométrica, nas tecnologias industriais não convencionais; compreender a utilização controlada de fármacos e os diferentes sistemas veiculadores; compreender a estrutura e funcionalização nanométrica e biológica de dispositivos e implantes biomédicos.
Conteúdos programáticos Sistemas nano para aplicação biomédicas e em engenharia. Materiais cirúrgicos e implantes e materiais aplicados na engenharia substitutiva de tecidos. Polímeros sintéticos e Polímeros biodegradáveis utilizados em engenharia de tecidos celulares, e em implantes intra e extra corpóreos. Biofuncionalização enzimática, biológica e orgânica de polímeros, para aplicação biomédica.
Nanomateriais; nanofármacos (fármacos encapsulados e cosméticos com efeitos farmacológicos). Sistemas poliméricos, inorgânicos e biológicos para libertação controlada de fármacos (dendrímeros, ciclodextrinas, lipossomas, nanopartículas, nanotubos de carbono. Sistemas de nanoencapsulamento de fármacos; veiculadores biomiméticos biodegradáveis: nanoesferas, nanocápsulas, nanoemulsões.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino nesta UC centra-se no estudante e está organizada em três partes: aulas teóricas, aulas teórico-práticas, aulas laboratoriais e computacionais. Nas aulas teóricas serão ministrados os conteúdos programáticos, nas aulas teórico-práticas serão resolvidos problemas de aplicação e nas laboratoriais serão realizadas experiências que têm por objetivo aplicar os conteúdos programáticos a casos reais e também aprender as regras básicas de segurança num laboratório. A avaliação desta UC será contínua efetuando controlo de presenças, testes, avaliação das resoluções de problemas e nas aulas laboratoriais será feita uma avaliação do modo de realização do trabalho prático e através da análise do relatório elaborado pelos estudantes. A avaliação final será: 60% (avaliação escrita) + 40% (componente teórico-prática , laboratorial e de métodos computacionais).
Bibliografia principal Artigos científicos (indexados ao ISI SCI)
Bioengineering in Cell and Tissue Research, Gerhard M. Artmann and Shu Chien (Eds)
Springer Berlin Heidelberg (2008) ISBN 978-3-540-75408-4
Bio-inorganic Hybrid Nanomaterials, Eduardo Ruiz-Hitzky, Katsuhiko Ariga, and Yuri M. Lvov (Eds), Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA (2008) ISBN:9783527317189
Nanobiotechnology, Christof M. Niemeyer and. Chad A. Mirkin (Eds), John Wiley & Sons, Inc. (2005) ISBN:9783527306589
Biomedical Applications of Nanotechnology, Labhasetwar (Ed), John Wiley & Sons, Inc. (2007) ISBN: 9780471722427
Functional Hybrid Materials, Pedro Gómez-Romero and Clément Sanchez (Eds), Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA (2004) ISBN: 9783527304844
The Chemistry of Nanomaterials, C. N. R. Rao, Achim Müller and A. K. Cheetham (Eds) Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA (2004) ISBN: 9783527306862
Língua Português
Data da última atualização: 2021-04-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.