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Metodologias Avançadas de Apoio à Investigação

Código 9494
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem
- Conferir e/ou reforçar competências,fornecendo instrumentos para a investigação em ciências sociais.
- Contribuir para a capacitação e autonomia das alunas e dos alunos na elaboração de um projecto
de investigação próprio
- Acompanhar as propostas de investigação individuais
Esta é uma UC de cariz essencialmente pragmático em que se pretende colmatar eventuais lacunas nos quadros metodológicos adquiridos pelos alunos e alunas, questionar e problematizar as escolhas feitas ao nível metodológico para o seu projeto de dissertação de forma a dar continuidade à interiorização de uma atitude crítica dos e das discentes face ao mundo social eao seu próprio trabalho, induzindo assim a reflexividade e a assertividade e ainda desenvolver a capacidade de exposição e defesa de ideias e propostas mediante as apresentações periódicas dos projetos em desenvolvimento.
Conteúdos programáticos 1.Reactualização das principais noções de Metodologia em Ciências Sociais: a lógica e a estratégia da investigação científica
1.1 Conhecimento como construção e abstracção
1.2 Problemática teórica, problemas e meios de investigação
1.3 Questões éticas em torno das actividades de investigação e produção do conhecimento científico

2. As diversas etapas de uma investigação
2.1. Definição do tema, questões de partida
2.2.Conceptualização
2.3 Operacionalização e observação
2.4 Análise de dados, resultados e conclusões

3.Métodos e Técnicas de Investigação Social: reactualização/aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos
3.1 Pesquisa extensiva: o inquérito
3.2 Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação
participante, a abordagem etnográfica; a investigação-acção
3.3 Os “métodos combinados”

4. Noções práticas para a elaboração de teses, artigos e relatórios.
5.Acompanhamento de casos e projectos de investigação individuais
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1.Elaboração de um pré-projeto com apresentação oral (15%) e entrega escrita (35%) 2.Trabalho escrito (individual) sobre uma técnica de investigação a utilizar na dissertação com entrega escrita (40%) e apresentação oral (10%) Assiduidade (50% das sessões)
Bibliografia principal ALMEIDA, J. F. e PINTO, J. M. (1976) “Condições e Problemas Genéricos da Pesquisa Empírica” in A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa: Editora Presença. pp. 61-114.
BOURDIEU, P. (1989). "Introdução a uma Sociologia Reflexiva" in O Poder Simbólico. Lisboa: Edições Difel. pp. 17-58.
HILL, M. M. E HILL, A. (2000) Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
QUIVY, R. e L. CAMPENHOUDT(2003), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva.
RAGIN, Charles and Lisa Amoroso (2010), Constructing Social Research, London: Sage/Pine Forge; 2º ed.
SCHMITTER, P. C. (2008) “The design of social & political research” in Della Porta, D. e M. Keating (eds.) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge: Cambridge University Press.
SILVERMAN, D. (2013) A Very Short, Fairly Interesting, Reasonably Cheap Book about Qualitative Research. 2nd Edition. London: Sage.
SILVERMAN, D. (2013) Doing Qualitative Research:A Practical Handbook. 4th Edition. London: Sage.
TURNER, Jonathan (2005), “A new approach for theoretically integrating micro and macroanalysis”,em Craig Calhoun, C. Rojek, B. Turner (Eds.), The Sage Handbook of Sociology, Londres: Sage, pp. 405-422.

Outras referências adaptadas à especificidade das dissertações/projectos.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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