Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Semana Internacional de Acesso Aberto

Semana Internacional de Acesso Aberto

A Biblioteca da UBI associa-se à iniciativa.

EVENTO:

  De 26 a 31 de outubro de 2021

  Importar iCal

Partilha

A Semana Internacional de Acesso Aberto decorre entre os dias 25 e 31 de outubro. Trata-se de um evento global com atividades à escala local, que tem como objetivo disseminar o Acesso Livre ao Conhecimento. Este ano o tema é: It Matters How We Open Knowledge: Building Structural Equity.

Tal como em anos anteriores, a Universidade da Beira Interior e o Setor de Ciência Aberta da Biblioteca associam-se às comemorações da Semana Internacional do Acesso Aberto.

É cada vez mais premente sensibilizar toda a comunidade académica, realçando-se aqui os docentes e investigadores, para este novo paradigma da democratização do conhecimento reforçando cada vez mais a ideia de que “o conhecimento é de todos e para todos”.

Esta iniciativa teve início em 2007 com um “dia do acesso livre” e desde 2009 que tem vindo a crescer tendo sido prolongada e transformada em “Semana do Acesso Aberto”.

Trata-se de um evento promovido pelo SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) e assume este ano o tema “Designing Equitable Foundations for Open Knowledge”.  
A adesão do Projeto RCAAP a esta iniciativa ocorre no âmbito das suas atividades de comunicação. Tem como propósito reunir sinergias para fazer desta semana, um evento significativo a nível nacional, com impacto no meio científico e académico e, deste modo, reforçar a importância dos repositórios institucionais e, consequente, promover o Acesso Aberto em Portugal.

Mais informação
Biblioteca da UBI | Facebook
Ubibliorum 
Ciência Aberta 

 

   

Data da última atualização: 2021-10-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.