Um projecto para aprender matemática em Computer Based learning environments”. Pedro Rosário, docente da Universidade do Minho, vice-presidente da Escola de Psicologia desta instituição e membro da equipa do projeto Hypatiamat, é o orador.
Resumo:
Globalmente, os últimos relatórios internacionais colocam os alunos portugueses abaixo da média dos países da OCDE. Urge instigar uma mudança nos métodos e nos processos de promoção do sucesso escolar. A tecnologia pode ajudar a criar oportunidade de aprendizagens propícias ao envolvimento dos alunos e à melhoria da literacia matemática. A utilização efetiva e com sucesso da tecnologia para ensinar e aprender matemática depende das estratégias de ensinar e aprender que promovem os processos de escolha e controlo: a autorregulação da aprendizagem. O Hypatiamat (disponível gratuitamente em http://www.hypatiamat.com) é uma ferramenta hipermédia que promove a aprendizagem da Matemática, utilizando, entre outros recursos, jogos online e tutores digitais. A eficácia da aplicação para trabalhar conteúdos da Matemática foi avaliada em 120 turmas do 8º ano com resultados muito positivos. Os alunos que trabalharam os conteúdos usando a plataforma obtiveram resultados escolares muito superiores aos dos seus colegas. O impacto da ferramenta tem sido muito elevado e acreditamos que poderá contribuir para mudar o panorama de insucesso nesta disciplina.
ver cartaz
Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.