3. Concurso para atribuição de bolsa de Investigação (Post-Doc) | Projecto EMaDeS

Concurso para atribuição de bolsa de Investigação (Post-Doc) | Projecto EMaDeS

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutor no âmbito do Operação Centro-01-0145-FEDER-000017 – EMaDeS – Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável, co-financiado pelo Programa Portugal 2020 (PT 2020), no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020) e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), decorrendo no C-MAST-Centre for Mechanical and Aerospace Sciences and Technology e Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior.

De 16 a 29 de novembro de 2017

Bolsas - UBI

Área Científica: Engenharia Mecânica

Requisitos de admissão: Titulares do grau de doutor em Engenharia Mecânica ou áreas afins com forte componente de Dinâmica de Fluidos. São considerados requisitos principais para a admissão ao concurso, tendo em conta o plano de trabalhos, os candidatos que evidenciem experiência na utilização de programas de computador de CFD para a simulação de escoamentos de fluidos não-newtonianos viscoelásticos. A autoria de publicações em revistas científicas de qualidade é considerada como fator favorável, assim como experiência em programação FORTRAN. O candidato escolhido ficará integrado no C-MAST-Centre for Mechanical and Aerospace Sciences and Technology (Unidade nº 151 da FCT) com sede na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior.

Plano de Trabalhos: As tarefas do projeto visam o estudo de instabilidades em escoamentos não-newtonianos, de acordo com o seguinte planeamento:
1 – Simulação de escoamentos em geometrias 3D com a forma de canais cruzados (“cross-slot”).
2 – Simulação de escoamentos em canais 3D com curvatura.
3 – Desenvolvimento de modelo físico para cálculo de escoamentos viscoelásticos não-isotérmicos e implementação no programa de simulação existente.
4 – Escrita de relatórios e artigos científicos referentes à análise dos resultados e conclusões atingidas durante as tarefas anteriores.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no C-MAST-Centre for Mechanical and Aerospace Sciences and Technology e Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Prof. Doutor Paulo Jorge Pimentel de Oliveira.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em dezembro de 2017, eventualmente renovável por iguais períodos, mediante parecer favorável do orientador até ao final do Projeto (dezembro de 2020).

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 16/11/2017 até às 24:00 horas do dia 29/11/2017.

As informações sobre legislação e regulamentação aplicável, valor do subsídio de manutenção mensal, métodos de seleção, composição do júri de seleção, forma de publicitação/notificação dos resultados e a forma de apresentação das candidaturas devem ser consultadas no Edital do Concurso.

Data da última atualização: 2017-11-06