Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI estreita relações com ISCED de Angola

UBI estreita relações com ISCED de Angola

  • NOTÍCIA
  •   28 de março de 2017  

O diretor geral do Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango visitou a UBI e assinou um protocolo que deverá avançar nos campos da formação de docentes e desenvolvimento de software.

Ficheiro com o nome: 20170328_protocolo_uangola

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) e o ISCED – Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango (Angola), assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de estreitar as relações académicas, científicas e culturais. A parceria foi oficializada durante a visita que o diretor-geral do ISCED, José Mateus Alexandre, realizou à UBI, acompanhado de Carlos Pinto, adjunto para a área académica do mesmo instituto da província de Huíla.
 
O documento que oficializa a ligação entre as duas academias, rubricado entre José Mateus Alexandre e o reitor da UBI, António Fidalgo, na tarde de segunda-feira, dia 27 de março, prevê a realização de estudos e projetos de investigação, organização conjunta eventos científicos, disponibilização de especialistas e intercâmbios a vários níveis.
 
José Mateus Alexandre, responsável por uma academia que forma essencialmente profissionais para o setor da educação, elege três áreas como prioritárias: a das ciências, língua portuguesa e informática.
 
O primeiro projeto conjunto a avançar deverá centra-se no desenvolvimento conjunto de software a ser implementado na Biblioteca ISCED, que tem um acervo de 90 mil volumes, alguns deles de grande valor pela sua antiguidade.
 
Durante a visita à UBI, os dois elementos do ISCED passaram por alguns laboratórios Universidade, que consideraram bem apetrechados em termos de equipamentos e recursos humanos.
 
A observação levou o diretor a estabelecer como prioridade recorrer à UBI para aprofundar a formação de docentes angolanos do ISCED. “Concluímos que é para aqui que queremos enviar os nossos professores de matemática, de química, física ou biologia, para enriquecerem o seus conhecimentos e obterem uma componente científica muito forte”, explica José Mateus Alexandre, indicando que pretende aumentar a formação de professores da Língua Portuguesa. Atualmente, estudantes do ISCED já frequentam a UBI nesta área.
 
O ISCED – Instituto Superior de Ciências da Educação, situado no Lubango, capital da província de Huíla, é uma das instituições de Ensino Superior mais antigas de Angola. Tem cursos até ao grau de licenciatura e mestrado, formando professores e outros profissionais ligados à educação.

  •   UBI
Data da última atualização: 2017-03-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.