3. Candidaturas abertas para a nova Pós-Graduação em Comunicação e Gestão de Ciência

•   18 de maio de 2017

O curso pretende preparar profissionais para funções de divulgação de projetos de investigação, entre outras. As candidaturas podem ser feitas online, até 15 de julho.

Ficheiro com o nome: FAL

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai desenvolver a Pós-Graduação em Comunicação e Gestão de Ciência, cujas candidaturas estão abertas até 15 de julho, podendo ser feitas online. O curso do Departamento de Comunicação e Artes (DCA) da Faculdade de Artes e Letras tem como objetivo preparar profissionais altamente qualificados nas áreas de comunicação e gestão de ciência/projetos, numa altura em que o país está a procurar dar um novo impulso à investigação científica.

Os conteúdos da formação têm dois grandes objetivos. Por um lado, sensibilizar os estudantes para a importância da comunicação de ciência através dos media, junto do público em geral, fornecendo um conjunto de ferramentas que permitam prosseguir profissionalmente essa atividade. Por outro lado, preparar para a gestão e desenvolvimento de projetos científicos e de I&D corporativa.

O curso tem como saídas profissionais a investigação e comunicação de projetos científicos em Unidades de Investigação e Laboratórios Associados, tendo em conta que alguns desses projetos têm características específicas como o financiamento através de fundos nacionais e europeus. A Pós-Graduação prepara ainda para tarefas de comunicação de ciência em órgãos de comunicação social, redes sociais e produtoras ou para o desempenho de funções de técnico superior em municípios, associações de desenvolvimento regional, empresas e outras entidades públicas e privadas. Para os que pretendam continuar a formação académica a outro nível, permite a prossecução de estudos de mestrado ou doutoramento nas áreas das Ciências da Comunicação ou Gestão.

Além da preparação dos docentes do DCA no campo específico da comunicação de ciência, fruto do trabalho de investigação que tem sido desenvolvido em projetos do LabCom.IFP, os estudantes vão ter à disposição modernos meios laboratoriais ligados aos novos meios de comunicação audiovisual e em redes. Estúdio de TV, Laboratórios de produção e pós-produção de audiovisuais, Estúdio de Rádio, Atelier de Multimédia e Laboratório de Fotografia são algumas das estruturas existentes, a par do acervo da Biblioteca Central da UBI, com área específica de Comunicação e Jornalismo.

Os estudantes terão ainda a possibilidade de integrar em investigações a decorrer no LabCom.IFP.

LabCom.IFP

Data da última atualização: 2017-05-18