3. UBI recebe Taças Nacionais de futsal sénior feminino e de juniores

UBI recebe Taças Nacionais de futsal sénior feminino e de juniores

•   20 de junho de 2017

Ficheiro com o nome: futsal2

As melhores equipas que disputaram esta época as Taças Nacionais de futsal vão lutar pela vitória final nos pavilhões da Universidade da Beira Interior (UBI). A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) escolheu pelo segundo ano consecutivo os espaços desportivos da UBI para as grandes decisões dos títulos de Seniores e Juniores A (em femininos) e juniores A e B (em masculinos).

As boas condições das estruturas e o apoio logístico de docentes e alunos dos departamentos de Ciências do Desporto e Comunicação e Artes e, ainda, da Associação Académica da UBI, vão certamente contribuir para mais três dias de sucesso para a modalidade.

Apuraram-se para esta ronda final 16 equipas, que começam a competir logo na sexta-feira, dia 23 de junho, às 15h00. Será o primeiro dia de uma competição composta por jornadas, distribuídas por três dias. No domingo, além da última ronda, são entregues os trofeus aos vencedores.

A Taça Nacional de Seniores Femininos vai ser disputada entre o Arneiros, Associação Académica Universidade de Évora, Real Penaguião e Póvoa Futsal. Ainda entre as senhoras, o troféu de Juniores A será entregue à melhor destas equipas: Avintenses, Golpilheira, Nun‘Álvares ou Sporting.

Quanto às formações masculinas, participam em Juniores A “Os Indefectíveis”, Ossela, São Brás e S. João Urgicentro Sanfil, e em Juniores B o Belenenses, Cohaemato, Leões Porto Salvo e Nogueiró e Tenões.

Tal como em 2016, a UBI apoia com a cedência das infraestruturas e facilita a assistência aos jogos para quem não puder deslocar-se à Covilhã através da transmissão online a partir do seu site, com o apoio dos estudantes de Comunicação e Artes.

Aos alunos de Ciências do Desporto caberá, entre outras, a tarefa da análise estatística das partidas e jogadores, colocando no terreno muitas das competências que adquirem ao longo do curso, nomeadamente a observação, análise e compreensão com detalhe do fenómeno desportivo. Nesta missão, serão coordenados pelo docente Bruno Travassos, que é também treinador da AD Fundão, equipa da 1.ª Divisão Nacional de Futsal.

De resto, o Departamento de Ciências do Desporto, tem no futsal uma das suas especializações e atraídos nomes importantes da modalidade. Os técnicos das mais representativas equipas nacionais escolheram a UBI para fazerem cursos de mestrado. São disso exemplo Joel Rocha (Benfica), Nuno Dias (Sporting) e José Luís Mendes, Selecionador Nacional Adjunto da Federação Portuguesa de Futebol.

Calendário de jogos
Departamento de Ciências do Desporto