Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Museu de Lanifícios no programa das Jornadas Europeias do Património

Museu de Lanifícios no programa das Jornadas Europeias do Património

  • NOTÍCIA
  •   22 de setembro de 2017  

O lançamento de um livro sobre a indústria têxtil e um percurso pedestre fazem parte das JEP.

Ficheiro com o nome: jep2017

 

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (MUSLAN) associa-se ao programa das Jornadas Europeias do Património (JEP), que se assinalam a partir desta sexta-feira, dia 22 de setembro. Ao longo dos três dias de duração da iniciativa, as entradas nos Núcleos Museológicos Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga são gratuitas. Há ainda a apresentação de um livro e a organização de um percurso pedestre na Serra da Estrela.

António dos Santos Pereira, Professor Catedrático da UBI e diretor do Museu de Lanifícios, é o autor da obra, a convite dos CTT, que tem honras de apresentação no primeiro dia das JEP. A partir das 16h00, no Auditório da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios, é dado a conhecer o livro “A Indústria Têxtil Portuguesa”.

Profusamente ilustrado, com quatro selos e um bloco impresso em tecido, esta obra segue a história da indústria têxtil em Portugal, desde os métodos de transformação mais artesanais até aos mais atuais processos tecnológicos.

Amanhã, sábado, dia 23 de setembro, o MUSLAN organiza o percurso pedestre pela Serra da Estrela designado de Revisitando a «Canada principal para a Serra da Estrela»: Percurso de Manteigas para a Nave de Santo António, por Poios Brancos.

O ponto de encontro está marcado para as 10h00, no estacionamento do Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, como regresso previsto para o mesmo local, cerca das 15h00.

Os participantes vão partir da Nave de Santo António em direção a Manteigas, avistando o Vale Glaciar e subindo aos Poios Brancos, fruindo da paisagem natural e descobrindo as marcas e evidências da deslocação de rebanhos e pastores.

Este é o contributo do MUSLAN para as Jornadas que este ano têm como tema Património e Natureza. Estão agendadas centenas de atividades em Portugal com o objetivo de chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História.

As propostas pretendem mostrar como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e passar a mensagem da necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

Mais informações
Secretariado do Museu (Tel. +351 275 319724 / E-mail muslan@ubi.pt)
Jornadas Europeias Património

Data da última atualização: 2017-09-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.