3. Áreas científica e tecnológica da UBI classificadas em ranking mundial

Áreas científica e tecnológica da UBI classificadas em ranking mundial

•   17 de outubro de 2017

O trabalho desenvolvido na informática, engenharia e tecnologia é reconhecido nas mais recentes listagens do Times Higher Education, que analisam as melhores universidades do mundo.

Ficheiro com o nome: ENGENHARIAS2

O ranking do Times Higher Education (THE) dedicado à análise das ciências informáticas, da engenharia e da tecnologia classifica a Universidade da Beira Interior (UBI) entre as melhores do mundo. Nas listagens divulgadas esta terça-feira, dia 17 de outubro, a instituição surge no intervalo 201-250 no “2018 Times Higher Education Computer science”, que analisou 300 instituições, e entre o 251-300 no “2018 Times Higher Education Engineering and technology”, de um total de 500 que estão listadas.

De acordo com Paulo Moniz, Vice-Reitor para a Área da Investigação Científica, a boa posição da UBI nestes rankings específicos de áreas de cariz científico e tecnológico “é muito positivo e motivador” e “revela que a universidade continua a afirmar-se de forma gradual e em termos de qualidade e diferença”.

À semelhança dos restantes rankings do prestigiado THE, os peritos avaliam os indicadores das cinco principais atividades das instituições de ensino superior: Ensino (Teaching, no original), que analisa o ambiente de aprendizagem); Investigação (Research), no qual são considerados produção e reputação); Citações (Citations), que mostra a influência da investigação realizada; Internacionalização (Internacional Outlook) de funcionários, estudantes e investigadores); e Transferência de Conhecimento (Industry Income).

Estes parâmetros são habitualmente ajustados para se adequarem à especificidade de cada ranking e fornecer informação fiável para estudantes, empresas e governos.

Os resultados, ainda segundo Paulo Moniz, são “um foco de atração de novos alunos e investigadores”, sobretudo “para candidatos de países lusófonos e entre as comunidades portuguesas espalhadas no Mundo”. Considera-os, simultaneamente, um argumento muito válido para apresentar aos painéis de avaliação das Unidades de Investigação (UID), porque demostram que na UBI se alcançam níveis de excelente produtividade, através de várias métricas e indicadores, e por isso “as UID são seguramente candidatas a obter a classificação de Muito Bom ou melhor ainda”.

World University Rankings 2018 by subject: engineering and technology
World University Rankings 2018 by subject: computer science