3. Aluna de Design Moda apresenta coleção em evento do Lisboa Design Show

Aluna de Design Moda apresenta coleção em evento do Lisboa Design Show

•   14 de novembro de 2017

Finalista do curso de Mestrado da UBI, Henriqueta Macuacua deu a conhecer uma coleção que combina temas da cultura europeia com a africana.

Ficheiro com o nome: design-de-moda

Henriqueta Macuacua, estudante finalista do Mestrado em Design de Moda da Universidade da Beira Interior, participou no Africa Fashion by LXD, evento dedicado a estilistas e designers africanos, integrado no Lisboa Design Show.

A estudante apresentou uma coleção designada “Memórias do Malangatana”, inspirada na estética deste artista. Nas suas obras, Malangatana faz o cruzamento da cultura indígena com a do colonizador, linha que também foi seguida pela aluna da UBI: combinou a sua cultura africana com a cultura europeia, através da modelagem, cores e técnicas usadas no processo de criação.

Os coordenados desta coleção incluem técnicas de estampagem e jaquard. A sua modelagem inclui silhuetas que realçam a beleza feminina e masculina, num estilo vintage e contemporâneo. A coleção faz ainda uma representação histórica das relações entre dois povos distintos, que ao longo dos tempos foram trocando de forma recíproca as suas entidades.

No evento realizado na FIL, em Lisboa, entre os dias 18 e 22 de outubro, a designer participou também no painel “Capulana a identidade de um povo”, onde apresentou o tema da sua investigação “Análise simbólica e redesign da capulana em Moçambique”.

O “Africa Fashion” contou com uma área de exposição, venda, network e desfiles de moda para promover a cultura e a criatividade africana num dos maiores eventos de design nacional e internacional realizados em Portugal.

Nos cinco dias do Lisboa Design Show, participaram mais de 300 designers/marcas portuguesas das áreas do design de produto e design moda e mais de 20 estilistas africanos que apresentaram a sua criatividade e excentricidade aos milhares de potenciais compradores.

•   UBI
Data da última atualização: 2017-11-14