Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Docente da UBI representa Portugal em projeto da OCDE

Docente da UBI representa Portugal em projeto da OCDE

  6 de dezembro de 2017  

Img:

Aldo Matos Costa integra o programa “Futuro da Educação e das Competências: OCDE Educação 2030”, como perito na área da Educação Física.

O docente do Departamento de Ciências do Desporto (DCC), Aldo Matos Costa, está a representar Portugal, enquanto perito académico para a área da Educação Física, no projeto “Futuro da Educação e das Competências: OCDE Educação 2030”. Estão envolvidos mais de 30 países neste estudo dinamizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, com o objetivo de pensarem a educação do futuro.

Pretende-se com o projeto “Educação 2030” desenvolver uma orientação para o futuro da educação, ou seja, desenhar a forma como os países deverão capacitar os seus cidadãos para que estes compreendam, interajam e moldem um mundo em constante mudança. Tem em conta as tendências atuais da globalização, da inovação tecnológica e das alterações demográficas, que criam novos desafios e oportunidades sobre os quais os indivíduos e as sociedades precisam de responder eficazmente.

Para o docente do DCD, que integra a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, “o nível de expectativa que se coloca na educação – ser o veículo de desenvolvimento de uma nação - é colossal”. Aldo Matos Costa justifica assim o trabalho do "Educação 2030", que está “a cocriar uma visão ‘do futuro que queremos’, ‘da educação que queremos’ e ‘das competências que os nossos estudantes deverão ter’ no sentido destes tornarem presente esse futuro”.

A última reunião informal do grupo de trabalho ocorreu no final de outubro, em Paris, e os resultados serão publicados em breve, sob forma de declaração de posição e de artigo académico.

Mais informação
OCDE Educação 2030 

Partilhar

Data da última atualização: 2017-12-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.