3. Filme “N” no pódio dos Prémios Sophia Estudante

Filme “N” no pódio dos Prémios Sophia Estudante

•   11 de dezembro de 2017

Trabalho da aluna da UBI Carolina Coelho em segundo na categoria “Experimental” e pré-nomeada para o Grande Prémio Sophia Estudante.

Ficheiro com o nome: Premios Sophia Estudante2

O filme “N”, realizado pela aluna da Universidade da Beira Interior (UBI), Carolina Coelho, alcançou um dos segundos lugares dos Prémio Sophia Estudante deste ano. O trabalho concorreu na categoria “Experimental”, daquele que é um dos mais importantes galardões atribuídos a realizadores em início de carreira e que tinha quatro categorias a concurso.

“N” é uma curta-metragem do género experimental, concebida igualmente como uma instalação. Foi desenvolvida durante a Unidade Curricular Projeto 1, do 2.º ano da Licenciatura em Cinema. De acordo com a sinopse, “explora uma linguagem simbólica e violenta para retratar a violação”. São mostrados ao público os dois lados da mesma história sem as personagens estarem no mesmo plano. Apesar da forma abstrata em que a história é contada, esta é linear, consistindo em três momentos: a atração - a ligação do agressor à vitima; o ataque - o clímax do filme; e os danos - o confronto do espectador com o que resta de cada personagem.

Ao fazer parte do grupo de 12 filmes premiados na cerimónia dos Prémios Sophia Estudante, “N” está já pré-nomeado para o Grande Prémio Sophia Estudante, que será entregue na cerimónia dos Sophia 2018, promovida pela Academia Portuguesa de Cinema a 25 de março do próximo ano. Os quatro nomeados serão conhecidos em fevereiro de 2018.

Os Prémios Sophia Estudante contaram este ano com 86 trabalhos a concurso, originários de 18 estabelecimentos de ensino. Os vencedores foram anunciados na noite de 7 de dezembro, na Sessão de Encerramento da edição deste ano do certamente.

Data da última atualização: 2017-12-11