3. UBI tem este ano o maior número de estudantes de sempre

UBI tem este ano o maior número de estudantes de sempre

•   18 de dezembro de 2017

No atual ano letivo, 7262 alunos estudam na UBI, valor que representa o número mais alto de sempre.

Ficheiro com o nome: 2017-06-09 - Gerais 07

A Universidade da Beira Interior (UBI) alcançou no atual ano letivo o maior número de estudantes de sempre. Um total de 7262 alunos escolheram a instituição para fazer um dos cursos de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado, Mestrado e Doutoramento. Esta é uma tendência que está em linha com a evolução verificada nos últimos três anos, período em que o número de alunos subiu consecutivamente.

O valor diz respeito às renovações de matrículas, mas o maior peso desta marca advém da entrada de novos alunos, representando o interesse crescente de quem se candidata à universidade, em qualquer um dos três ciclos de estudos.

O aumento de novos alunos verifica-se em todas as cinco faculdades, sinal de que a qualidade que atrai os alunos é transversal às várias áreas científicas às quais a UBI se dedica, em termos de ensino e investigação.

Para atingir o maior número de alunos num só ano letivo, verificado no atual mês de dezembro, contribuiu também a estratégia de internacionalização, cujo sucesso se traduz no aumento de estudantes, ano após ano. Atualmente, frequentam a UBI 1176 estrangeiros, depois de no ano passado ter sido ultrapassada a marca dos 1000 estudantes.

Todos estes dados evidenciam que a Universidade da Beira Interior está cada vez mais entre as preferências de quem pretende fazer um curso superior, independentemente da nacionalidade. Isto tinha ficado já patente nos resultados do Concurso Nacional de Acesso deste ano, no qual a UBI conseguiu as maiores percentagens de colocação comparativamente com as instituições geograficamente afastadas do eixo litoral. Um resultado assente nas estratégias de captação implementadas, que apostam ainda em atrair os melhores candidatos. Quanto aos concursos para estudantes internacionais, têm consecutivamente esgotado quase todas as vagas iniciais. Nesta altura, a UBI tem já aberto um novo concurso para os alunos internacionais, cujas candidaturas podem ser feitas até 19 de janeiro.

A UBI, fundada em 1986, é a mais jovem Universidade do sistema de Ensino Superior público, e apesar dos constrangimentos financeiros e de se localizar numa zona de menor densidade demográfica, tem registado um crescimento constante e sustentado em todas as suas áreas de atuação. Algo que tem valido o reconhecimento em rankings internacionais, onde surge listada entre as melhores instituições do mundo.

•   UBI
Data da última atualização: 2017-12-18