3. Exposição dá a conhecer mulheres arquitetas

Exposição dá a conhecer mulheres arquitetas

•   15 de janeiro de 2018

“Arquitectas XIX | XX” resultou do trabalho realizado por alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura e fica patente até final de fevereiro.

Ficheiro com o nome: Arquitetas2

Quem foram as mais importantes arquitetas mundiais dos últimos 200 anos? A resposta a esta pergunta é dada na exposição que está patente no Átrio da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI) e que pode ser visitada por toda a comunidade.

“Arquitectas XIX | XX” foi desenvolvida na unidade curricular de História da Arquitectura III, do 2.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura, com coordenação de Patrícia Santos Pedrosa. Neste âmbito, foram criados painéis dedicados a 23 arquitetas, que ficam expostos até 28 de fevereiro.

O trabalho académico dos estudantes da UBI resultou numa exposição que mostra aos visitantes as profissionais desta área, bem como algumas obras por elas produzidas nos últimos 200 anos.

Trata-se de uma forma de colmatar a visibilidade diminuta que as mulheres têm na arquitetura e que “não faz justiça à sua presença efetiva e real no fazer cidade e arquitetura”, de acordo com a sinopse da exposição. “Deste modo, foi objetivo deste semestre trabalhar a parte de quem não tem direito a estar nos livros de história: as arquitetas que nos últimos dois séculos foram reforçando e ampliando o modo de fazer, pensar e questionar a arquitetura”, refere ainda o texto assinado por Patrícia Santos Pedrosa.

A docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) foi uma das fundadoras da associação Mulheres na Arquitetura (MA), em 2017, destinada a sensibilizar e alterar algumas das desigualdades verificadas entre homens e mulheres na profissão.

Data da última atualização: 2018-01-15