3. UBI abre inscrições para a Universidade de Inverno

UBI abre inscrições para a Universidade de Inverno

•   20 de fevereiro de 2018

A atividade dirigida aos estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico vai decorrer na segunda semana das férias da Páscoa.

Ficheiro com o nome: univ_inverno

Estão abertas as inscrições para a Universidade de Inverno, que a Universidade da Beira Interior (UBI) promove entre os dias 3 e 5 de abril, dirigida aos estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Organizada pela primeira vez este ano, a iniciativa propõe aos alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos três dias repletos de atividades científicas e culturais, em ambiente universitário e no cenário natural privilegiado da Serra da Estrela.

As candidaturas estão abertas até 16 de março e podem ser feitas online. Há 40 vagas disponíveis para estudantes de todo o país, que ficarão alojados na Pousada de Juventude, na aldeia de montanha das Penhas da Saúde. Os 60 euros de inscrição incluem a estadia e as refeições dos três dias.

À espera dos participantes, na segunda semana das férias da Páscoa, está um programa ajustado às idades e ao nível escolar dos alunos, que serão devidamente acompanhados por elementos da UBI.

As atividades vão passar por todas as faculdades da academia “ubiana” – Artes e Letras, Engenharia, Ciências, Ciências Sociais e Humanas e Ciências da Saúde –, onde os mais jovens vão poder fazer experiências e conhecer como se trabalha numa universidade, de forma lúdica.

Além das propostas pedagógicas, a Universidade de Inverno vai mostrar a paisagem serrana – através de uma visita ao Vale da Estrela – e os inúmeros trabalhos Arte Urbana espalhados pelo centro histórico da cidade da Covilhã.

A Universidade de Inverno surge na sequência de experiências de sucesso destinadas à comunidade pré-universitária, de que é exemplo a Universidade de Verão, dirigida aos estudantes do Ensino Secundário.

Com este tipo de propostas, a UBI reforça a sua ligação à sociedade e contribuiu para a evolução académica e pessoal dos estudantes de níveis de ensino que antecedem o universitário, que podem assim conhecer como se faz ciência e descobrir quais os seus interesses. Tem ainda os objetivos de fomentar o contacto com jovens de todo o País e divulgar a região da Beira Interior. A Universidade de Inverno é organizada com o apoio da Pousada da Juventude da Serra da Estrela e o Santander Universidades.

•   UBI
Data da última atualização: 2018-02-20