Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. “Prémio Universitário” das Quinas de Ouro no palmarés da UBI

“Prémio Universitário” das Quinas de Ouro no palmarés da UBI

  • NOTÍCIA
  •   20 de março de 2018  

O Reitor da UBI, António Fidalgo, recebeu o Prémio na Gala organizada pelas mais importantes organizações ligadas ao futebol em Portugal.

Ficheiro com o nome: futsal_quinas

 

O “Prémio Universitário” dos galardões Quinas de Ouro já faz parte do património da Universidade da Beira Interior (UBI). A Federação Portuguesa de Futebol, a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol reconheceram na III edição da Gala Quinas de Ouro o trabalho da UBI no campo do desporto, em especial do futsal, nos planos do ensino/formação e investigação.

Na cerimónia de entrega do troféu, António Fidalgo, Reitor da UBI, agradeceu a atribuição deste galardão, sublinhando ainda que a UBI, “para além de formar bons médicos, bons engenheiros e outros profissionais, forma também bons jogadores de futsal”, como prova a inédito título de campeão Universitário de Futsal ganho pela AAUBI em 2017.  “A UBI recebe o troféu em nome de todas as universidades portuguesas porque o entende como uma homenagem ao papel do Ensino Superior no desenvolvimento da modalidade em Portugal”, acrescentou.

O galardão foi entregue dia 19 de março, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, numa cerimónia onde foram ainda distinguidos nomes como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o treinador José Mourinho ou Fernando Peyroteo, um dos principais goleadores do futebol português.

Cristiano Ronaldo (Melhor jogador de futebol masculino), Ana Borges (Melhor jogadora de futebol feminino), Ricardo (Melhor jogador de futsal) e Ana Azevedo (Melhor jogadora de futsal), também saíram vencedores da mais importante Gala do futebol português, onde estiveram personalidades como o Primeiro-Ministro, António Costa, e o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin.   

O “Prémio Universitário” surge no ano em que os estudantes da UBI se sagraram Campeões de futsal nos Campeonatos Universitários Europeus, com as cores da equipa da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, treinada por Arménio Coelho.

Além deste resultado desportivo, que representa a primeira conquista de uma equipa portuguesa na prova, a UBI tem contribuído para a evolução do futsal com o trabalho desenvolvido no Departamento de Ciências do Desporto, ao nível da investigação científica e da formação de profissionais. Exemplo disso são os atuais treinadores de futsal do Benfica (Joel Rocha), Sporting (Nuno Dias), também ele galardoado com a Quina de Ouro em 2018 para o Melhor Treinador de Futsal, e o treinador adjunto da Seleção Nacional (José Luís Mendes) que obtiveram o grau de Mestre na academia “ubiana”.

Acresce a investigação na área do Futsal desenvolvida pelo docente Bruno Travassos, ele próprio treinador, que, para além das orientações de dissertações e teses, tem publicado dezenas de artigos em revistas internacionais e formado treinadores um pouco por todo o mundo.

A UBI aposta ainda no incentivo à prática desportiva dos seus alunos, mantendo uma forte ligação aos clubes da região através da cedência de instalações e do acompanhamento técnico. Muitos destes clubes competem sob a sigla AAUBI para assinalar a sua ligação à Universidade, destacando-se o Futsal como uma das modalidades em que esta colaboração abrange todos os escalões de formação.

Prémios Quinas de Ouro 2018
Lista completa dos vencedores
Melhor jogador de futebol masculino: Cristiano Ronaldo
Melhor jogadora de futebol feminino: Ana Borges
Melhor jogador de futsal: Ricardinho
Melhor jogadora de futsal: Ana Azevedo
Treinador de futebol masculino: Leonardo Jardim
Treinador de futebol feminino: Francisco Neto
Treinador revelação: Nuno Manta
Equipa do ano masculina: Seleção A
Equipa do ano feminina: Seleção Nacional de Futebol
Prémio Vasco da Gama/Internacionalização/Expansão/Portugalidade: José Mourinho
Jogador sub-21 revelação do ano: Gonçalo Guedes
Jogadora sub-21 revelação do ano: Ana Capeta
Prémio Prestígio/Carreira: Fernando Peyroteo
Onze da Liga Feminina: Rute Costa, Matilde Fidalgo, Carole Costa, Mariana Azevedo, Joana Marchão, Fátima Pinto, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Ana Borges, Diana Silva e Andreia Norton
Onze da Segunda Liga: Ricardo Ribeiro, Diogo Dalot, Bura, Rúben Dias, José Gomes, Chiquinho, Paulinho, Fede Varela, Carlos Vinicius, Pires e Galeno
Onze da Primeira Liga: Rui Patrício, Nélson Semedo, Coates, Felipe, Alex Telles, Danilo Pereira, William Carvalho, Pizzi, Gelson Martins, Jonas e Brahimi
Árbitro do ano 1.ª categoria: Jorge Sousa
Árbitro assistente do ano 1.ª categoria: Rui Licínio
Árbitra do ano Liga Feminina: Catarina Campos
Árbitro do ano Campeonato de Portugal: Rui Soares
Árbitro do ano Liga Sport Zone: Cristiano Santos
Treinador de futebol de formação: João Tralhão
Treinador de futsal feminino: Bruno Fernandes
Treinador de futsal masculino: Nuno Dias
Jogador de futebol de praia: Madjer
Treinador do ano de futebol de praia: Mário Narciso
Prémio Escolar: Os Afonsinhos
Prémio Universitário: Universidade Beira Interior
Prémio Futebol Inclusivo: Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência


Equipa da AAUBI Campeã Europeia
Jogadores
António Proença (Design Multimédia)
António Dias (Ciências do Desporto)
Bruno Serôdio (Ciências do Desporto)
David Gomes (Gestão)
Gonçalo Pombo (Ciências do Desporto)
Henrique Vaz (Optometria - CV)
João Antunes (Ciências do Desporto)
João Baptista (Engenharia Civil)
Luís Carlos Duarte (Ciências do Desporto)
Pedro Henrique Duarte (Eng. Electromecânica)
Rafael Rego Abdul (Optometria - CV)

Treinador
Arménio Coelho

Delegado
Paulo Afonso

Fisioterapeuta
Tiago Rosa
   

Data da última atualização: 2018-03-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.