Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Filme da UBI selecionado para o IndieLisboa

Filme da UBI selecionado para o IndieLisboa

  • NOTÍCIA
  •   09 de abril de 2018  

O trabalho é da autoria de Flávio Ferreira e foi produzido no âmbito do curso de Mestrado realizado na UBI.

Ficheiro com o nome: indie_lisboa2

 

Um filme produzido na Universidade da Beira Interior (UBI), com realização de Flávio Ferreira, está selecionado para o IndieLisboa International Film Festival deste ano. Intitulado “Fidalga”, o trabalho foi apresentado para obtenção do grau de Mestre em Cinema, sendo o primeiro filme da UBI a ser nomeado para o mais importante festival de cinema independente que se realiza em Portugal. Faz parte da Secção Competitiva “Novíssimos”, que tem em competição filmes de jovens cineastas que estão a dar os seus primeiros passos na Sétima Arte.

Flávio Ferreira é licenciado e mestre em Cinema pela UBI. Ao IndieLisboa concorre com “Fidalga”, produzido como projeto final do curso de 2.º Ciclo, no qual foi orientado por Luís Nogueira, docente do Departamento de Comunicação e Artes da Faculdade de Artes e Letras.

O filme é protagonizado por Margarida Moreira e tem no elenco Erica Rodrigues, Romi Soares, Rosa Quiroga, Jorge Albuquerque e António Paixão, entre outros. Passa-se na aldeia de Mata, situada no concelho de Torres Novas, onde Flávio Ferreira cresceu. “Conheço a maioria dos seus habitantes. Para concluir o meu percurso académico decido colidir o mundo do cinema com o mundo que me viu crescer. A equipa e atores filmaram uma história passada na ruralidade: o café de aldeia, as terras lavradas, as habituais procissões. A Margarida interpreta uma personagem com uma história demasiado comum, uma história sobre as consequências dos nossos atos, sobre mães e filhas e sobre a urgência na redenção”, salienta o realizador.

Flávio Ferreira venceu em 2016 a primeira edição da bolsa criada pela EDP em homenagem ao realizador Manoel de Oliveira, à qual se candidatou com a curta-metragem “Pele de Cordeiro”, produzida no âmbito de uma disciplina do curso do 2.º Ciclo/Mestrado da UBI.

O IndieLisboa terá em 2018 a sua 15.ª edição, entre os dias 26 de abril e 6 de maio. Uma vez mais, será um local privilegiado para a descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial, integrando uma competição de longas e curtas-metragens de novos realizadores.

Mais informação
Trailer de "Fidalga" 

Data da última atualização: 2018-04-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.