Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. +AGRO apresenta estudos sobre indústria agroalimentar nacional

+AGRO apresenta estudos sobre indústria agroalimentar nacional

  10 de abril de 2018  

Img:

Os trabalhos realizados pelo projeto liderado pela UBI fazem a caracterização e análise dos processos produtivos, condições de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e eficiência energética.

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe, em maio, a apresentação de três estudos de âmbito nacional, onde é dado a conhecer o panorama industrial agroalimentar. Este trabalho desenvolvido pelo projeto +AGRO faz a caracterização e análise dos processos produtivos, condições de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e eficiência energética. Na mesma altura, serão também dadas a conhecer as ferramentas que estão a ser desenvolvidas pelo projeto e que se destinam a apoiar as empresas do setor em todos esses contextos.

A apresentação decorre nos dias 3 e 10 de maio, englobada nas VI Jornadas de Bioengenharia e nas XXI Jornadas de Engenharia Eletromecânica, respetivamente, agendadas para a Faculdade de Engenharia da UBI. Os estudos têm como título “Caracterização e Análise dos Processos Produtivos em Empresas Agroalimentares”, “Caracterização e Análise das Condições de Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas Agroalimentares” e “Caracterização e Análise Energética de Empresas Agroalimentares”.

Pedro Dinis Gaspar, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica da UBI, e investigador do C-MAST - Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies, coordenador global do +AGRO, indica que o estudos, “para além de apresentarem o panorama nacional da indústria agroalimentar nos subsetores dos produtos cárneos, lácteos, hortofrutícolas e de padaria/pastelaria, nas três temáticas, visam dar a conhecer as ferramentas computacionais de Tecnologia, Informação e Comunicação e Eletrónica (TICE) que estão a ser desenvolvidas e que se configuram como soluções para apoiar as empresas a aumentar a produtividade/eficiência de processos, a eficiência energética e reduzir perigos e riscos”.

Estes mesmos eventos serão reproduzidos noutras datas nas várias instituições que fazem parte do projeto.

Ainda em maio, vai ter lugar a primeira ronda de workshops de capacitação de utilização destas ferramentas, que está agendada para o dia 29, na Faculdade de Engenharia da UBI. Os workshops de capacitação de utilização das ferramentas TICE serão replicados ao longo do país em distintas datas, no sentido de proporcionar a participação de todos os interessados.

O projeto +AGRO envolve um consórcio de seis instituições de Ensino Superior portuguesas (UBI, Universidade de Évora e os institutos politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viana do Castelo) e uma associação do sector agroindustrial (InovCluster). Está em execução desde outubro de 2016, com financiamento global superior a um milhão de euros, cofinanciado pelo Programa Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER e destina-se a potenciar a competitividade de PME’s do sector agroalimentar através de melhorias ao nível da gestão organizacional, da eficiência energética, e da SST.

Mais informação
+AGRO [Website]
Informação e inscrição nos workshops geral@maisagro.pt ou dinis@ubi.pt
Calendário de realização dos workshops 

Partilhar

Data da última atualização: 2018-04-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.