3. Docentes da FCS-UBI recebem prémio da Sociedade Europeia de Rinologia

Docentes da FCS-UBI recebem prémio da Sociedade Europeia de Rinologia

•   24 de maio de 2018

Os elementos da UBI, simultaneamente médicos otorrinolaringologistas, avaliaram o impacto da exposição ocupacional a poeiras têxteis na prevalência da Polipose Nasal.

Ficheiro com o nome: Rino-premio

O estudo epidemiológico intitulado “Higher Prevalence of Nasal Polyps among textile workers: an endoscopic based and controlled study”, publicado na revista Rhinology, foi distinguido este ano com o prémio de melhor trabalho de investigação de âmbito clínico pela European Rhinologic Society (ERS).

Rafaela Veloso-Teles (investigadora principal), Rui Cerejeira e Rosa Roque-Farinha (co-investigadores),  médicos de Otorrinolaringologia e docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, e Christian von Buchwald, médico Otorrinolaringologista do Rigshospitalet- Hospital Universitário de Copenhaga, alertam para a importância da exposição ocupacional a poeiras no desenvolvimento de patologia nasossinusal, nomeadamente, como fator de risco para a ocorrência de Polipose Nasal. A deteção precoce e o tratamento atempado desta patologia, permitem minimizar o seu impacto negativo na qualidade de vida dos doentes. A utilização de medidas de proteção adequadas poderá evitar o desenvolvimento ou agravamento da doença.

Rafaela Veloso-Teles refere que “este é o primeiro estudo epidemiológico baseado na endoscopia nasal a avaliar o impacto da exposição ocupacional a poeiras têxteis na prevalência da Polipose Nasal” e que “os resultados obtidos abrem uma nova área de investigação na etiopatogenia da Rinossinusite Crónica”.

Research Prizes 2018 of the European Rhinologic Society

Data da última atualização: 2018-05-24