3. UBI e Cáritas criam Prémio para dissertações sobre Economia Social

UBI e Cáritas criam Prémio para dissertações sobre Economia Social

•   01 de junho de 2018

Galardão destina-se a premiar trabalhos de Mestrado.

Ficheiro com o nome: protocolocaritas_site_1

A melhor dissertação de 2.º Ciclo/Mestrado desenvolvida por um aluno da Universidade da Beira Interior (UBI) que se enquadre no âmbito da Economia Social vai passar a ser reconhecida com o Prémio Alberto Dinis da Fonseca. O galardão é instituído através de uma parceria estabelecida com a Caritas Diocesana da Guarda.

O vencedor do Prémio, que será entregue todos os anos, verá publicado o trabalho em livro, pela “Cáritas Editora”, além da sua apresentação num evento público.

A iniciativa pretende divulgar trabalhos de elevada qualidade e estimular a inovação e a criação de conhecimento que contribua para o aprofundamento e consolidação das áreas relacionadas com a economia social, saúde, educação ou cidadania. Trata-se de uma distinção que vai focar a Economia Social, tema em crescimento na UBI que tem merecido a atenção de um número crescente de estudantes, nomeadamente nos departamentos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH).

O protocolo foi oficializado na terça-feira, dia 29 de maio, com as assinaturas da Vice-Reitora Anabela Dinis, que coordena as áreas Área Financeira, Recursos Humanos e Responsabilidade Social, e Manuel Portugal, presidente da Cáritas Diocesana da Guarda. A cerimónia fez parte da Conferência “A Aliança do Pensar e do Agir”, que teve lugar na FCSH.

O Prémio recebe o nome de Alberto Diniz da Fonseca (1884-1962), personalidade da Guarda que fundou a Liga dos Servos de Jesus e, entre outros cargos, presidiu à Sociedade da Promoção e Educação Social (SPES) e ao Instituto de S. Miguel, além de ter sido secretário do Centro de Assistência Social.

Data da última atualização: 2018-06-01